22.1 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Vanessa Schultz lança projeto que discute visibilidade e acesso à arte

spot_img

Vanessa Schultz lança projeto que discute visibilidade e acesso à arte

spot_imgspot_img

Tomando como ponto de partida sua dissertação de mestrado, a artista gráfica e curadora convida à reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exposição de obras de arte. Oficinas gratuitas vão acontecer em Florianópolis, Palhoça, São José e Garopaba

No próximo dia 23/11, a artista gráfica e curadora Vanessa Schultz, lança em Florianópolis, o projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura. Desde 28/10, ela vem promovendo uma série de lançamentos e oficinas em seis cidades de Santa Catarina, com distribuição de uma publicação gratuita, que visa discutir sobre os lugares onde a arte pode estar, mostrando ao público que as publicações impressas também são espaços expositivos alternativos para obras de arte. As próximas oficinas acontecem dia 18/11, no Sesc de Palhoça e no IFSC de São José (confira no serviço a agenda completa. O projeto foi contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, e compreende oficinas presenciais e distribuição de publicação totalmente gratuitos.

Para tanto, a artista adaptou o conteúdo de sua dissertação de mestrado, intitulada Lugar Publicação – artistas e revistas, para uma linguagem menos acadêmica, tornando-o acessível a diversos públicos, especialmente aos menos especializados no assunto. O resultado desse processo é a realização do projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura ─ contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 ─, que amplia o acesso à arte e oferece atividades gratuitas.

“Há muito tempo os artistas expandiram seus suportes de produção para além das tradicionais técnicas pintura-escultura-cerâmica, mostrando que uma obra de arte pode habitar também o espaço das ideias e outros suportes. A intenção desse projeto é mostrar que a forma impressa pode ser mais um local de acessibilidade às obras de arte. Pode ser, também, a obra em si.”, explica a autora.

Ministradas por Vanessa Schultz, as oficinas são abertas ao público em geral e estão sendo realizadas presencialmente nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Garopaba, São José, Palhoça e Salto Veloso (confira a programação no serviço), com distribuição da publicação. Durante as atividades é trabalhado o material que foi desenvolvido especialmente para o projeto: lâminas avulsas de papel no formato 60 x 90 cm que podem ser montadas pelo público em forma de caderno, a publicação traz também uma capa em branco que pode ser customizada pelos leitores com a utilização de carimbos feitos especialmente para a atividade. Um cartaz produzido pela artista-editora-curadora catarinense Kamilla Nunes acompanha o material. Com tiragem de 500 exemplares, parte da distribuição da publicação foi destinada a acervos e bibliotecas. 

A oficina é oferecida gratuitamente para pessoas acima de 13 anos, Agendamento pode ser feito pelo e-mail lugarpublicacao@gmail.com, (o limite é o número de exemplares disponíveis).

A dissertação Lugar Publicação – artistas e revistas que originou o projeto foi o resultado da pesquisa acadêmica de mestrado que a artista cursou no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes, na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, de 2006 a 2008. Lugar Publicação é uma pesquisa que propõe o estudo do espaço na mídia impressa – em especial, nas revistas de arte e livros de artistas – como lugar de produção da arte ocupado por artistas visuais e como forma de espaço expositivo alternativo para obras de arte. Seu objeto de estudo são as peças gráficas de baixo custo e alta reprodutibilidade, feitas por artistas visuais a partir das décadas de 1960-70. A dissertação aborda como o uso experimental de diferentes linguagens e a tecnologia de geração de múltiplos impressos colaboraram para que tais peças sejam consideradas como espaços expositivos onde paredes não se fazem necessárias.

O projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura tem esse título porque em certo dia a autora recebeu um pedido para substituir a cópia da sua dissertação que integra o acervo da “sala de leitura / sala de escuta” da UDESC – espaço coordenado pelas professoras Regina Melim e Raquel Stolf ─, pois a cópia lá existente encontrava-se bastante danificada devido ao intenso uso. “Quem trabalha com publicações impressas se alegra ao saber que um exemplar está rasgado, dobrado, amassado, pois isso significa que tem sido utilizado, que tem vida”, conta a artista.

Sobre a autora do projeto

Vanessa Schultz é artista gráfica, curadora e diretora de arte especializada em publicações de artista. Vive em Florianópolis/SC, onde trabalhou e trabalha em parceria com diversos artistas e editores, dentre eles: Paulo Bruscky, Jorge Menna Barreto, Carlos Asp, Laercio Redondo, Debora Santiago, Lela Martorano, Letícia Cardoso, Rodrigo de Haro, Fernando Lindote, Rubens Oestroem, Tereza Martorano, Tercília dos Santos, Eli Heil, Regina Melim, Kamilla Nunes, Fernando Boppré, além de participar de projetos sobre as obras de artistas como Schwanke, Meyer Filho e Franklin Cascaes.

Alguns livros e catálogos que desenvolve não são simplesmente o registro das obras de um artista ou de uma exposição. Em suas próprias palavras, são “traduções gráficas das obras”. Em 2006, sua prática profissional transformou-se na dissertação Lugar Publicação – artistas e revistas, defendida em 2008 no mestrado em artes visuais realizado no PPGAV – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, sob a orientação da Profª Dra. Regina Melim.

Paralela à ação acadêmica, passou a desenvolver curadorias de projetos voltados às crianças, sempre tendo a experiência artística como base. Como curadora, seus principais trabalhos são: “Mar… Que Falta” (exposição complementar a “Viagem em Torno do Museu: 60 Anos de Museu Victor Meirelles” em parceria com Fernando Boppré); “4 Intervenções e 1 Exposição Coletiva”, curadoria em 5 edições da Revista Cartaz com distribuição de milhares de exemplares; “Era Uma Vez, A Casa” – exposição de arte contemporânea para crianças e “Papel-Mundo”, projeto literário expositivo colaborativo, que atenderam em conjunto mais de 5 mil crianças catarinenses e distribuíram mais de 15 mil publicações gratuitamente.

Serviço

Lançamento do projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura

Ministrante: Vanessa Schultz, artista gráfica, curadora e autora do projeto

Lançamento

  • Dia 23 de novembro, às 18h horas: Florianópolis

Ponto. Bar e Piadina – Rua Victor Meirelles, 138 – Centro, Florianópolis

Lançamentos já realizados

  • Dia 9 de novembro, às 19 horas: Salto Veloso

Casa de Cultura Abel Abati – Rua Padre Agostinho Rombaldi s/n 

  • Dia 5 de novembro, às 14 horas: Chapecó

Humana Sebo e Livraria – Centro Comercial – R. Mal. Borman, 82 D – Sala 13 – Centro

Entrada franca / Gratuito

Oficinas a serem realizadas

  • Dia 18 de novembro – Palhoça

SESC Palhoça / Biblioteca – Rua João Pereira dos Santos, 303 – Ponte do Imaruim, Palhoça/SC

  • Dia 18 de novembro – São José

IFSC Câmpus São José – R. José Lino Kretzer, 608 – Praia Comprida, São José – SC

  • Dia 21 de novembro – Florianópolis

IFSC Câmpus Florianópolis – Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis

  • Dia 29 de novembro – Garopaba

IFSC Câmpus Garopaba – R. Maria Aparecida Barbosa, 153 – Campo D’una, Garopaba

As oficinas em Salto Veloso foram realizadas dia 8 de novembro.

Ficha técnica

Autoria do projeto/texto/projeto gráfico/diagramação: Vanessa Schultz

Assessoria editorial: Gabi Bresola (Editora Editora)

Texto e desenvolvimento do cartaz: Kamilla Nunes

Revisão: Aline Natureza

Projeto contemplado pelo Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2020 da Fundação Catarinense de Cultura / Governo do Estado de Santa Catarina

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img