22 C
fpolis
sábado, setembro 25, 2021
cinesytem

Vendas da indústria catarinense caem 12,6% em janeiro

spot_img

Vendas da indústria catarinense caem 12,6% em janeiro

spot_img

As vendas da indústria de Santa Catarina recuaram 12,6% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2014. A queda foi impulsionada pelo segmento de alimentos, que viu seu faturamento diminuir em 25%, na mesma comparação. Os dados integram a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira, 4, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Os segmentos de veículos e autopeças e de máquinas e equipamentos também registraram forte desaceleração nas vendas, com recuos de 18,2% e 16,7%. Por outro lado, a queda mensal foi amenizada pelos setores de móveis e equipamentos de informática, eletrônicos e óticos, que venderam em janeiro 14,6% e 13,5% a mais que no primeiro mês do ano passado, respectivamente.

Os demais indicadores medidos pela pesquisa também ficaram negativos em janeiro. O número de horas trabalhadas na produção foi 4,1% menor, enquanto a massa salarial caiu 1,9% e o percentual de utilização da capacidade instalada recuou de 83,5% para 83,2%.

Brasil – Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro vendeu em janeiro 8,4% a menos que em janeiro de 2014. Também ficaram negativos os indicadores de horas trabalhadas na produção (-8%), massa salarial real (-3,3%) e utilização da capacidade instalada (-0,3 pontos percentuais).

spot_img
spot_img

Leia mais