23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Verão realça os sabores da culinária de Florianópolis

spot_img

Verão realça os sabores da culinária de Florianópolis

spot_imgspot_img

A estação mais quente do ano apresenta alimentos leves e coloridos na mesa dos brasileiros

Temperaturas altas pedem comidas leves e com baixas calorias. É a lógica do verão que transforma paladares e traz o frescor para as mesas dos restaurantes. Cidades que são pólos atrativos de turistas nessa estação, como Florianópolis, já tem por hábito instituir um novo cardápio no início de cada nova temporada. Um exemplo é o Macarronada Italiana, um dos restaurantes mais tradicionais de Santa Catarina.

No restaurante, as receitas para os meses mais quentes, trazem pratos simples, leves e saudáveis, para combinar com o clima da estação. Os ingredientes escolhidos como a mussarela de búfala, o champignon e a rúcula garantem frescor aos pratos. O destaque fica para os peixes e frutos do mar, que exploram a mistura criativa de receitas com origem mediterrânea.

Além dos moradores de Florianópolis freqüentadores fiéis do restaurante, a Macarronada se prepara para receber os milhares de turistas que voltam todos os anos para provar as novidades das receitas que a casa oferece. Depois de experimentar o saboroso cardápio, os turistas já podem garantir que, para o verão de Santa Catarina, a Macarronada já é praticamente um ponto turístico-gastronômico obrigatório para quem visita a Ilha.

Além das receitas especiais para o calor, os restaurantes Macarronada Italiana da Lagoa da Conceição e da Av. Beira-Mar Norte contam com um ingrediente especial, a agradável vista para o mar que deixa os pratos ainda mais sofisticados.

Filet de peixe e camarões à Bisnonna Rosa.
Chef Ézio Librizzi

330g de filet de peixe.
240g de camarões.
200g de talharim artesanal, cru.
300g de pimentão vermelho (somente vermelhos!).
100g de nata, creme de leite.
80g de parmesão ralado.
2 dentes de alho.(opcional)
½ Cebola.
3 colheres de mesa de azeite d’oliva.
50g de manteiga.
4 tomates sem pele +/-200g.
Sal e pimenta (do reino ou dedo de moça) a gosto.
Noz moscada, uma pitada.
1 cravo da índia.
1 folha de louro.
Vinho branco seco 150ml.
Temperos verdes: cebolinha,salsinha,salvia,basilico (manjericão)
Manjericão para decorar

Modo de fazer

Molho:

Picar bem o pimentão e a cebola. Em uma frigideira com manteiga, refogar primeiro o pimentão na manteiga, com o cravo da índia e o louro; quando estiver quase totalmente refogado, acrescentar a cebola. Salgar. Terminar de refogar e desprezar o excesso de manteiga e umidade. Acrescentar a nata , em seguida o tomate pelado liquidificado, noz moscada, se desejar ,apimentar (dedo de moça). Retirar o cravo da índia e o louro. Com o fogo apagado acrescentar o parmesão e mexer.

Peixe e camarão:

Temperar, separadamente, com sal pimenta do reino e uma colher de azeite. Amassar os dentes de alho (opcional) e colocá-los em uma frigideira ate dourar, com mangericão e a salvia. Em seguida colocar o basilico, o filé de peixe e ½ do vinho branco e deixar evaporar. Cozinhar virando-o duas ou três vezes. Quando estiver quase cozido, colocar os camarões e o restante do vinho. Deixar cozinhar até evaporar o vinho, fogo alto para ser rápido. Retirar os restos dos temperos.

Montagem do prato:

Colocar o peixe, sobre ele os camarões, e sobre eles, juntar o molho. Servir acompanhado com talharim cozidos em água e sal em ninho, de preferência amanteigado. Decorar com temperos (Folfas de basilico e salvia) e tiras de pimentão a julienne, salpicar salsinha.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img