22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Vestibular UFSC/2009: Divulgada a lista dos aprovados

spot_img

Vestibular UFSC/2009: Divulgada a lista dos aprovados

spot_imgspot_img

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgouterça-feira (30/12) a lista dos aprovados no Vestibular 2009. A lista impressa foi afixada nos três ginásios do Centro de Desportos, próximo da Reitoria, e também pode ser acessada no www.vestibular2009.ufsc.br.

A cerimônia que oficializou a divulgação ocorreu no auditório da Reitoria, às 14h, quando foram homenageados os dez primeiros colocados na classificação geral, com kits contendo um exemplar do livro A Escalada da Ciência, de Brian L. Silver, tradução de Arno Blass (EdUFSC), e um Jornal Universitário. Os três primeiros colocados na classificação geral e também os três primeiros colocados oriundos de escolas públicas – homenageados pela primeira vez – receberam também medalhas. Estiveram presentes o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva (o Paraná), o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Júlio Szeremeta, o diretor do Departamento de Administração Escolar (DAE), Luís Carlos Podestá, representando a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Rauh Muller e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante.

Júlio Szeremeta valorizou o esforço dos candidatos, agradeceu toda a equipe da Coperve mas não se esqueceu dos demais profissionais que trabalharam durante o vestibular. “Aos anônimos elaboradores das questões, aos avaliadores das redações e das discursivas, aos que aplicaram as provas, agradecemos a disponibilidade e a dedicação”.

Matrículas – Luís Carlos Podestá parabenizou os aprovados, chamando-os também a atentarem às datas das matrículas: os calouros do curso de Engenharia de Materiais deverão realizá-las entre os dias 29 e 30 de janeiro, e dos demais cursos, entre os dias 12 e 13 de fevereiro.

Representando o reitor Alvaro Prata, o vice-reitor enfatizou o desempenho dos candidatos que foram aprovados através das ações afirmativas. “Percebemos que neste ano as notas dos cotistas se aproximaram bastante das notas dos demais candidatos. Esse fato demonstra que a UFSC tomou a decisão certa ao assumir o desafio”. A Universidade, segundo Paraná, torce e se engaja para a melhoria da qualidade do Ensino Médio de Santa Catarina.

Ao mencionar a expansão da Universidade, através da criação dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville, o vice-reitor destacou como positivo um aspecto humano: “o sofrimento das famílias diminui, já que o número dos estudantes excluídos acaba sendo reduzido”. O reitor salientou ainda o trabalho da UFSC voltado a melhorar conteúdos, ampliar a interdisciplinaridade, flexibilizar os currículos, facilitar a mobilidade interna e investir na humanização do campus e na infra-estrutura de ensino.

Início das aulas – Calouros e veteranos iniciarão o próximo semestre no dia 02 de março, com exceção dos alunos do curso de Engenharia de Materiais, que começam o ano letivo no dia 02 de fevereiro.

Novos cursos – A UFSC criou, em 2008, cinco novos cursos, já incluídos entre as opções do Vestibular 2009: Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Licenciatura em Química, Relações Internacionais, Design de Animação e Design de Produto. Dessa forma, o número de vagas oferecidas aumentou de 4.095, em 2008, para 4.571 neste ano, num total de 70 cursos. As novas opções somam-se à criação dos campi de Joinville, Araranguá, Curitibanos, de forma a pôr em prática o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O campus de Joinville dará ênfase à área tecnológica, e um de seus cursos já foi anunciado: Engenharia de Mobilidade, que compreende duas grandes áreas – Engenharia Veicular e Engenharia de Transportes. Na primeira, as opções são Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automobilística, Engenharia Ferroviária e Engenharia Mecatrônica. Na segunda área, os estudantes podem escolher entre Engenharia de Tráfego e Logística e Engenharia de Infra-estrutura. De acordo com o reitor Alvaro Toubes Prata, o vestibular para os novos campi deve ocorrer em junho de 2009.

Confira a lista completa no www.vestibular2009.ufsc.br
Portais como ClicRBS, AN e UOL também divulgarão a lista.

Primeiros colocados na classificação geral:

1 – Paula do Vale Pereira – Engenharia Mecânica
2 – Haniel Alves Araújo – Medicina
3 – Ricardo Baesso – Medicina
4 – Morgahna Nathalie Wamser – Medicina
5 – Matheus Andrade de Oliveira – Medicina
6 – Luiz Guilherme Stefanuto de Lima – Medicina
7 – Fabrício Marques Corrêa – Medicina
8 – Gustavo Ouriques – Medicina
9 – Sylvia Kowalski Pereira – Medicina
10 – Irai Luis Giacomelli – Medicina

Três primeiros colocados oriundos de escolas públicas:

1 – Rodrigo de Oliveira Madia – Medicina
2 – Kamilla Manduca do Prado – Medicina
3 – Carlos Francisco da Silva – Medicina

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img