23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Viatura elétrica da Guarda de Florianópolis é equipada com soluções de segurança eletrônica e energia solar da Intelbras

spot_img

Viatura elétrica da Guarda de Florianópolis é equipada com soluções de segurança eletrônica e energia solar da Intelbras

spot_imgspot_img

Autoridades visitaram a Matriz da empresa para conhecer os sistemas e produtos inteligentes da companhia voltados para a segurança pública
 

Viatura elétrica da Guarda de Florianópolis com soluções da Intelbras. Imagem: Divulgação

 A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, equipou uma viatura elétrica da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) com suas tecnologias de monitoramento e rastreamento (TMR) e solução de energia solar. O protótipo do projeto esteve na Matriz da companhia em São José (SC), na última segunda-feira (13), onde foi recebido por autoridades da Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, bem como da Guarda Municipal de Florianópolis.
 

A viatura, que está em fase de testes, tem como objetivo ser utilizada em locais em que exista a necessidade de maior policiamento dos cidadãos, mas que não interfira em seu bem-estar, como praças, orlas de praias, concertos etc. O veículo também pode dar suporte em eventos, passeatas e outros e já foi testado em celebrações esportivas, como no IRONMAN.

Soluções de segurança e energia presentes na viatura elétrica

A solução TMR compreende tecnologias de hardware e software para aplicações móveis, com foco na utilização de vídeo e inteligência artificial para monitoramento de eventos e esclarecimento de acidentes. Para a Guarda Municipal, a utilização dessa tecnologia embarcada auxilia no monitoramento das áreas onde a viatura é utilizada, além de atuar como aliada no esclarecimento de eventos por meio de gravação das imagens.
 

O carro é um modelo Twizy da marca Renault, totalmente elétrico e alimentado por meio de baterias e conta com uma solução de inteligência artificial da Intelbras, composta por um gravador de vídeo veicular e câmeras que podem realizar o reconhecimento de faces e detectar, por exemplo, o rosto de uma pessoa procurada – como o de placas de outros veículos. Para complementar, o veículo conta com uma solução de energia solar off-grid da Intelbras, que é um tipo de sistema de geração própria de energia elétrica. No caso, o equipamento capta a energia solar, o que diminui também a energia utilizada pelo gravador, o que contribui para a sustentabilidade.


É possível integrar a solução com o banco de dados da Guarda Municipal ou de outros órgãos, fazendo uma comunicação online e em tempo real, para que o sistema gere alertas quando detectar pessoas e veículos suspeitos.

“A Intelbras desenvolve soluções inteligentes para garantir mais conforto e segurança à população e iniciar esse projeto com a Guarda Municipal de Florianópolis é muito importante. As tecnologias presentes no veículo fazem parte de um trabalho intensivo das unidades de pesquisa e desenvolvimento da companhia, mostrando que integrar soluções amplia os benefícios à comunidade”, explica Washington de Freitas, Diretor de vendas da unidade de Segurança Eletrônica da Intelbras.

Autoridades visitam a Matriz da Intelbras

A Intelbras recebeu a visita de Valci Brasil (Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis), Comandante Araújo Gomes (Secretário Municipal de Segurança Pública de Florianópolis), Coronel Waldyvio da Costa Paixão Júnior (Secretário Adjunto), autoridades responsáveis pela viatura. Eles foram recebidos na matriz da empresa, que fica localizada na cidade de São José (SC), por Marcio Ferreira, Diretor superintendente de mercado, Marcelo Bett Pagani, Gerente executivo da unidade de segurança eletrônica e Washington Freitas, Diretor de vendas da unidade de segurança eletrônica da empresa.
 

Na ocasião, também houve apresentação de outras soluções tecnológicas da Linha Future da Intelbras focadas em cidades inteligentes, como câmeras com reconhecimento facial capazes de realizar leitura de placas de veículos, inteligência perimetral, busca forense, entre outras; e o Defense IA, software de gestão de segurança, que gerencia e faz o videomonitoramento de todo esse sistema.
 

“Florianópolis vem seguindo uma estratégia voltada a torná-la a capital mais segura do país e ser reconhecida por isso, agregando valor para a qualidade de vida das pessoas que moram ou a visitam. Nesse sentido, é muito importante contar com a Intelbras, uma potência da indústria catarinense, que se revelou uma grande parceira no projeto da viatura e que pode auxiliar as forças de segurança em outros projetos que virão”, finaliza o Comandante Araújo Gomes.

Sobre a Intelbras: Empresa brasileira de capital aberto (INTB3) com 46 anos no mercado, tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país através de seus distribuidores e revendedores. A Intelbras tem inovação no DNA e soluções tecnológicas que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades entre outros segmentos de negócio.
 

A empresa tem unidades distribuídas pelo país: a matriz e uma filial em São José/SC, uma filial em Santa Rita do Sapucaí/MG, uma filial em Manaus/AM, uma filial em Jaboatão dos Guararapes/PE e ainda uma filial em construção em Tubarão/SC. Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras exporta para diversos países da América Latina e está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há 18 anos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img