Vice-presidente de finanças da ACATE, Marcos Lichtblau, assume coordenação geral do Pacto pela Inovação

TecnologiaVice-presidente de finanças da ACATE, Marcos Lichtblau, assume coordenação geral do Pacto...

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Dentre 137 ações pactuadas pelas entidades, o Pacto já entregou três novos centros de inovação em Florianópolis, inseridos numa Rede Municipal, e entre as prioridades da nova gestão destacam-se alinhar gestores e ações e promover uma Assembleia Geral para prestação de contas

O vice-presidente de finanças da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Marcos Lichtblau, foi eleito na tarde da última quinta-feira, como novo coordenador geral do Pacto pela Inovação, ao lado de Carlos Henrique Ramos Fonseca, Diretor Superintendente do Sebrae/SC, na vice-coordenação. O projeto trata-se de um compromisso de parceria e colaboração firmado em 2017 entre entidades públicas — como autarquias de governos, fundações, federações, entidades associativas e instituições de ensino — e empresas privadas de Santa Catarina, ligadas ao setor de tecnologia, em prol do fomento, incentivo e fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado.

Dentro do Pacto, são listados 10 grandes objetivos, que incluem ser um fórum de referência para discussão, estudo, proposição e realização de ações no campo da ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo e educação, por meio da conexão dos agentes do ecossistema de inovação e da integração das políticas, a fim de aumentar o seu impacto e relevância. Além disso, o projeto visa contribuir para a ampliação da cultura de inovação e do empreendedorismo no Estado, para a inserção da ciência, tecnologia e inovação nas empresas, e para a agregação de conhecimento e valor nos setores tradicionais, ajudando na transformação digital deles. Outros objetivos incluem ajudar a equilibrar diferenças regionais e aumentar o investimento público e privado em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e tudo isso será alcançado a partir de um conjunto de ações que já vêm sendo tomadas pelos agentes de inovação catarinenses, focadas em transformar o Estado em um dos mais inovadores do mundo, até 2030.

Para Marcos, um dos grandes desafios da nova gestão é dar velocidade ao processo. “Precisamos alinhar os cinco grupos de trabalho do Pacto e seus gestores, para mapear o andamento das 137 ações catalogadas na plataforma do projeto pelas pactuadas, e assim produzir uma fotografia atual das ações”, afirma. Atualmente, 37 instituições fazem parte do Pacto, sendo que outras quatro entidades já solicitaram a entrada no pacto, e mais três sinalizaram, na reunião da última quinta-feira, que desejam ingressar. “Com essa organização e a liberação dessas entidades represadas, poderemos avançar em novas definições, como a realização de assembleia geral em outubro, quando o Pacto pela Inovação completa dois anos de existência, em que teremos a oportunidade de prestar contas à sociedade sobre o que está sendo feito e entregue”, declara Marcos.

Alguns exemplos de conquistas já alcançadas são as ações com que a ACATE se comprometeu, que incluem a criação de novos Centros de Inovação e a ampliação da rede de LinkLabs. “Em 2018, abrimos três novos Centros em Florianópolis, integrados em uma Rede pioneira no Brasil, e em agosto será inaugurado o CIA São José. Quanto aos LinkLabs, o de São José será inaugurado também em agosto, além de nova unidade em Joinville, no Ágora Tech Park”, explica Marcos.