18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Vilfredo Schurmann lança livro sobre a histórica saga de 10 anos em busca de submarino naufragado U-513

spot_img

Vilfredo Schurmann lança livro sobre a histórica saga de 10 anos em busca de submarino naufragado U-513

spot_imgspot_img

Em expedição mundial com a iniciativa Voz dos Oceanos, velejador celebra mais um marco de persistência e adaptabilidade aos desafios – incluindo o lockdown a bordo. “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul” conta ainda com textos de Pedro Bial e Telmo Fortes, respectivamente, na contracapa e na apresentação da obra.

Para quem gosta de história e aventura, Vilfredo Schurmann lança sua terceira obra literária, “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul”. Em seu novo livro, o velejador revela todos os detalhes sobre a jornada que começou quase por acaso, durante uma regata no início dos anos 2000, quando um tripulante da equipe falou sobre existência de um submarino alemão afundado na costa catarinense durante a Segunda Guerra Mundial. Ao saber que existiam 11 naufrágios desses do Eixo no Brasil e que nenhum deles havia sido encontrado até então, Vilfredo encontrou a motivação para sua aventura.

Em 2001, a Família Schurmann iniciou pesquisas sobre o fato histórico, partindo para a grande jornada da “Expedição U-513 – Em Busca do Lobo Solitário”. A bordo do veleiro Aysso, no dia 14 de julho de 2011, depois de diversas incursões ao mar, entre tempestades, frustrações e avarias, a perseverança deu resultado! Finalmente o submarino U-513 foi encontrado a aproximadamente 65 milhas náuticas da costa da Ilha de Santa Catarina, a 130 metros de profundidade, entrando para a história como o primeiro a ser descoberto entre os 11 naufragados na costa brasileira. Agora, os bastidores dessa aventura, incluindo depoimentos de quem participou da jornada bem como fotos, documentos e relatos de época, preenchem as 356 páginas do livro.

Dividindo seu relato em três partes principais, Vilfredo conta como o U-513 entrou no seu radar e os detalhes sobre colocar esse desafio em prática no capítulo “Um naufrágio em nosso quintal”. Em “A agulha e o palheiro”, ele retrata a primeira saída da expedição, mostra a “casa” do submarino e apresenta testemunhas do resgate de sua tripulação. “Missão cumprida” leva os leitores para o veleiro Aysso da Família Schurmann e os momentos de intensa emoção, quando Vilfredo e tripulação trazem o U-513 de volta para o mundo. “Quando não restava dúvidas, todos a bordo gritaram e se abraçaram. No meio da comemoração, David e eu ficamos um momento sozinhos e perguntei se ele se lembrava quantas vezes passamos em cima do U-513 até confirmarmos. Ele respondeu: ‘foram 18, Capitão’. Questionei: ‘você acha que nós fomos muito perfeccionistas? Que poderíamos ter confirmado antes?’. ‘Não, Capitão. Acho que fomos responsáveis’, David afirmou sem hesitar”, lembra Vilfredo.

Em texto de apresentação, o escritor Telmo Fortes declara: “O resultado é impressionante. Reuniu-se um vasto aglomerado de documentos capazes, por si sós, de contar um importante capítulo da guerra naval no Atlântico e dramas pessoais daquele período. Tudo, nesta aventura, foi feito com um cuidado profissional admirável. No entanto, aconteceram coisas que só existem na dimensão sentimental. A última pessoa ainda viva que testemunhou o desaparecimento do U-513, o operador de radar americano Bill Stotts, foi localizado e entrevistado por Vilfredo e Heloisa Schurmann” pouco antes de falecer – além do depoimento impactante da esposa de um dos sobreviventes. Telmo completa: “Fascine-se, pois, caro leitor ou leitora, com a emocionante história de uma busca e de uma vitória. Um romance transcorrido inteiramente nos limites da vida real”.

Com tiragem inicial de 3 mil exemplares, “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul” tem suas páginas coloridas impressas em papel pólen e capa dura. Com o patrocínio master da Fairfax Brasil Seguros Corporativos e patrocínio da Estácio, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura vinculada ao Ministério do Turismo, essa primeira tiragem do novo livro de Vilfredo Schurmann chega ao mercado por preço acessível: R$ 30,00 – abaixo do valor do custo de produção. A obra está disponível para todo o Brasil via Amazon com taxa de frete fixo, a partir do site do livro. Além disso, “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul” conta ainda com versão acessível produzida pela equipe da reconhecida Fundação Dorina Nowill para Cegos, que passa a integrar também o acervo gratuito da Dorinateca para pessoas com deficiência visual.

Persistência e adaptabilidade por trás da obra

Aos 20 e poucos anos, Vilfredo revelava uma característica marcante de sua personalidade: persistência. Foram dez anos de preparação para a realização da aventura que consagrou os Schurmann como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, entre os anos de 1984 e 1994. A saga para a descoberta do U-513 também levou quase uma década, com o velejador enfrentando muitos desafios ao lado de Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm.”Nada vem fácil, nada cai do céu sem muita luta e perseverança. Tínhamos que ter determinação e não podíamos desanimar”, relata Vilfredo, lembrando ainda que essa foi a primeira vez na história mundial que um submarino alemão da Segunda Guerra foi achado por um veleiro.

Desde que concluiu a expedição em busca do submarino, o velejador manteve o sonho de contar essa história em um livro. Até que veio a pandemia de Covi-19 e Vilfredo se encontrava a bordo do veleiro Kat, nas ilhas Falklands/Malvinas. “Fomos surpreendidos pelo evento mais dramático para a humanidade em muitas décadas. Conseguimos uma licença do capitão dos portos e da imigração para permanecer em Falklands. Para mim, Wilhelm e Erika, seria o melhor lugar para ficarmos isolados no início da pandemia”, lembra Vilfredo.

Adaptado à uma estranha realidade de isolamento, dessa vez, forçado, ele fez desse momento a oportunidade de transformar mais um sonho em realidade. “Foram três meses de espera, até poder navegar direto para o Porto de Itajaí. Nesse período, decidi começar a escrever sobre a busca do U-513. Queria compartilhar o que realmente senti durante todo o processo da expedição. Tive tempo e tranquilidade para ler todos os e-mails trocados desde 2001, quando nasceu a ideia de encontrar o submarino alemão desaparecido. Alimentei a memória com os relatórios de cada saída do Aysso que enviamos para a Marinha e com as pesquisas realizadas antes de iniciar a busca. Enquanto eu escrevia, o silêncio era absoluto”, relata o velejador.

Com colaboração de Gui Stockler nos textos e coordenação editorial e produção executiva da Mandacaru, “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul” será lançado oficialmente em 9 de dezembro com noite de autógrafos realizada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, onde Vilfredo estará com a Família Schurmann e tripulação da Voz dos Oceanos. Em Recife, o velejador celebra a realização de dois sonhos: o novo livro e a atual expedição, que conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Momento especial em total sintonia com as palavras do apresentador e jornalista Pedro Bial para a contracapa da obra: “Tem vez que falar em ‘empresa familiar’ é redundância. Família é sempre uma empresa: empreendimento para a realização de um objetivo. Projetos em comum unificam, ampliam o sentido e estendem legados familiares. Há décadas, a Família Schurmann compartilha seu projeto de vida com todos os brasileiros, uma empresa familiar ao mar que se fez símbolo de coragem e liberdade. O exemplo dos Schurmann desdobra-se em acolher e libertar, congregar e espalhar, navegar e chegar. Partir, para voltar”.

O velejador Vilfredo Schurmann

Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vilfredo Schurmann foi consultor financeiro de grandes corporações brasileiras. Aos 35 anos, trocou a vida em terra firme para navegar pelo mundo com a família. Em 37 anos de aventuras, o Capitão da Família Schurmann liderou e coordenou três circum-navegações, além de outras aventuras nos mares e oceanos do planeta, entre elas, a “Expedição U-513 – Em Busca do Lobo Solitário”, que, em breve, também ganhará as telas de cinema em documentário dirigido por David Schurmann.

Atualmente, Vilfredo se prepara para concluir a etapa nacional da Voz dos Oceanos, iniciativa do Brasil para o mundo que conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Após passagem por Recife e Fernando de Noronha, no final de dezembro, a tripulação segue para a rota internacional até chegar na Nova Zelândia, no segundo semestre de 2023. Vilfredo também atua na produção de conteúdos audiovisuais em diferentes formatos e é autor de “Momentos de uma aventura” (2001), “Navegando com o sucesso” (2009) e do lançamento “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul” (2021), dedicado a todas as pessoas que acreditaram na empolgante e desafiadora busca do submarino U-513.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img