24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Visão pós-quarentena

spot_img

Visão pós-quarentena

spot_imgspot_img

*Por Angela Diener, Diretora da Escola Dinâmica

Se faz urgente disseminar reflexões acerca de um momento pós-quarentena no Brasil. Pensar além da quarentena é entender que, assim que a disseminação do Coronavírus for controlada, nossas vidas voltarão ao normal, mesmo restando um grande aprendizado sobre esse período. 

A continuidade de todos os negócios, em especial das micro e pequenas empresas, que respondem por 99% das empresas brasileiras que mais geram emprego, é, mais do que nunca, muito importante para a economia do país e do mundo nesse momento. 

Só em 2019 foram mais de 730 mil vagas de trabalho, o que garantiu o balanço positivo do país. Por isso, é preciso parar, refletir e avaliar com muito cuidado o cenário atual para a tomada das decisões que são inevitáveis.

E as medidas são no tempo presente, no agora, com o esforço de não cancelar contratos e matrículas, de não deixar de honrar os compromissos financeiros, de pagar a faxineira, mesmo sem ela poder realizar o serviço de imediato, de adiar eventos sem cancelá-los. Pensar nessas ações mantém a economia girando e garante a estabilidade de muitos empregos.

A China já está a caminho de retomada da economia, além de atingir outras transformações – estudos apontam que a poluição em Xangai, por exemplo, caiu em 40%, e era uma das cidades com ate 30 vezes mais partículas tóxicas do que o tolerado.

Iniciativas já buscam auxiliar no direcionamento de pequenos e médios negócios para reduzir os impactos da crise. No Sebrae foi criado um grupo de trabalho que já atende instituições setoriais e empresários. Outra entidade que também está compartilhando em seu site e nas rede sociais conteúdo com orientações para o setor é a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Ter conhecimento faz toda a diferença nesses momentos. 

Teremos arestas a serem aparadas, mas não podemos deixar de começar a atuar hoje, através da responsabilidade do isolamento, do foco na higiene e também da manutenção de nossos consumos e de nossos contratos. Com medidas simples podemos retomar o controle das nossas vidas e da agenda de desenvolvimento da economia. Acredito que o grande legado que fique desse período seja o de que juntos somos mais fortes. E no horizonte, que possamos ver o céu mais azul do que antes, como está acontecendo com Xangai.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img