18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Vogue é tema de oficina na Semana da Dança UFSC

spot_img

Vogue é tema de oficina na Semana da Dança UFSC

spot_imgspot_img

 

Modalidade de dança criada em 1940 será tema de conversa e prática artística proposta na 6ª Semana da Dança UFSC, neste sábado (21). Inscrições são limitadas e gratuitas 

 

Foi na década de 1990 que o estilo "Vogue" ficou conhecido no mundo todo, pipocou nas referências de moda, nas poses performadas, no universo das supermodelos e na gestualidade gay. Sucesso à parte, a dança vem de muitos anos antes. 

 

Em 1940 a expressão corporal surgiu dentro do presídio Rikers Island, uma penitenciária do Harlem, localizada em Nova York (EUA). O único entretenimento possível e disponível para o público LGBTQIA+ eram as revistas Vogue. Inspirados nas imagens, a diversão era imitar as poses das modelos. O estilo será ensinado neste sábado (21), a partir das 15h, por Will Sorceress, um dos fundadores junto com Ednei Sorceress do projeto House of Sorceress de Florianópolis(SC). 

 

Oficinas

 

A oficina prática é dividida em dois momentos. Às 15 horas com o tema "Poses: caminhos para a nova e a antiga forma do Vogue" com Izhy Sorceress e Will Sorceress. Às 16h30, será apresentado "Os 5 elementos do Vogue Femme" com Izhy Sorceress, All Sorceress.

 

O Vogue possui três vertentes: Old Way, New Way e Vogue Femme. O Old Way, inicialmente chamado de "Pop, Spin and Dip" foi a primeira manifestação do estilo e tem como referência as poses de revista, hieróglifos egípcios, militarismo e artes marciais. As outras duas vertentes se desenvolvem a partir desta corporalidade. 

 

O New Way utiliza parte do "Old Way" , porém propõe novos caminhos através da flexibilidade corporal.  Já o Vogue Femme nasce na/o corpa/o das Femme Queens, mulheres trans e travestis que performavam o Pop, Spin and Dip de maneira mais sinuosa com grande valorização do corpo. 

 

A técnica flui através de cinco elementos bases: Cat Walk, Duck Walk, Hands Performance, Floor Performance e Spin and Dip. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas no site www.semanadadancaufsc.com Além das oficinas, o projeto abre Roda de Conversa dia 20 de novembro, às 21h, com "Vivência Gorda e Cultura Ballroom" com Ednei Sorceress. 

 

Semana da Dança UFSC

 

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC – faz parte da celebração de 60 anos da UFSC – é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC e parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019. 

 

 

SERVIÇO:

 

O quê: Oficinas:

"Poses: caminhos para a nova e a antiga forma do Vogue"

Quando: 21 de novembro, às 15h

"Os 5 elementos do Vogue Femme"

Quando: 21 de novembro, às 16h30

Onde: https://youtube.com/channel/UC_saUQRmuwTsG-1M3woC0-w

Mídias: @semanadadancaufsc 

Inscrições gratuitas: www.semanadadancaufsc.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img