21.2 C
fpolis
quarta-feira, junho 19, 2024
Cinesystem

Volta à ilha – um dos maiores historiadores de Florianópolis inicia jornada a pé em busca de Auto e Amplo conhecimento 

spot_img

Volta à ilha – um dos maiores historiadores de Florianópolis inicia jornada a pé em busca de Auto e Amplo conhecimento 

spot_imgspot_img

Ademir Damasco, ou Neném, em seu apelido popular, é conhecido por suas histórias reais documentadas em textos e filmes que relatam “causos” de tempos antigos de Florianópolis, através de seus protagonistas ilustres. 

No intuito de contribuir e quem sabe deixar um legado para a sociedade, tem hoje seus conteúdos disponibilizados gratuitamente tanto na internet – em suas redes sociais, blog e canal do youtube, quanto na Casa da Memória – Centro de Documentação e Pesquisa. 

Conteúdos, estes, que já foram transmitidos pelo mundo afora, em países como França e Portugal, a fim de compartilhar um pouco das raízes desta ilha que se chamava Desterro e hoje atrai milhares de turistas diariamente.

Nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, Neném iniciou seu mais recente projeto, e talvez um dos mais ambiciosos: dar a volta à ilha a pé, ou utilizando veículos não motorizados que encontrar pelo caminho – bicicleta, carro de bois ou quem sabe até uma galeota (barco comprido a remos, muito utilizado na região para a pesca). 

Saindo do Campeche, onde reside juntamente com sua família, o cineasta iniciou sua jornada sozinho em direção ao Sul por onde pretende percorrer ruas e costões com vista ao mar, encontrando poucos guias (amigos) específicos em pontos estratégicos. Ao todo serão mais de 150km de jornada, passando por todas as praias e determinados pontos da ilha, até retornar ao local de partida. 

Levando somente uma mochila nas costas, Neném pretende se aprofundar em dois fatores que determinou como o Auto e o Amplo conhecimentos: o Auto Conhecimento sendo o Ademir Damasco solitário, com tempo para questionamentos sobre a vida e o sentido dela;  E o Amplo Conhecimento, sendo o Ademir Damasco à trabalho, como Cineasta, Diretor e Escritor, que pretende trazer muito na bagagem. 

No auge dos seus 69 anos, pretende observar, conversar e denunciar aquilo de interessante que encontrar pelo caminho através da Escrita, Filmagens e Fotografia. Ao chegar ao final da viagem, que poderá durar em torno de 10 dias, todo o material será organizado em um livro, websérie ou documentário de longa metragem e, como sempre, disponibilizado como um presente especial para a comunidade. 

Instagram: @ademirdamasco

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img