Voluntários retiram mais de 400 kg de lixo na beira-mar de São José

Grande FlorianópolisVoluntários retiram mais de 400 kg de lixo na beira-mar de São...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

3° edição do Orla+ Limpa reuniu a comunidade local e promoveu conscientização sobre a preservação de rios e praias.

A 3ª edição do Orla+Limpa, realizada neste sábado (20), mobilizou a comunidade de São José (SC) em um mutirão de limpeza da beira-mar, promovido pela Quantum Engenharia em parceria com a Prefeitura de São José, a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José e o Instituto Lixo Zero de São José.

O evento aconteceu das 8h às 11h, com ponto de encontro em frente ao Ecoponto da Beira-Mar, e contou com a participação de diversos voluntários. Segundo a Fundação de Meio Ambiente de São José, foram recolhidos mais de 400 kg de resíduos, entre plásticos, vidros e outros materiais descartados de forma irregular.

O Orla+Limpa, que já demonstrou resultados significativos em suas edições anteriores — 447,2 kg de resíduos coletados em 2023 e 230 kg em 2024 — reforça o compromisso da comunidade com a preservação ambiental, já somando quase 1 tonelada de resíduos coletados nas edições anteriores.

“A cada edição, vemos o quanto a união da comunidade faz a diferença. O Orla+Limpa não é só sobre recolher lixo: é sobre criar consciência ambiental e inspirar todos a cuidar dos nossos rios e praias diariamente”, afirma Amanda Conrado, engenheira ambiental e membro do conselho ESG da Quantum Engenharia.

O cuidado com a orla se insere em um contexto global de urgência: estima-se que entre 86 milhões e 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos estejam acumulados nos oceanos brasileiros, impactando diretamente a biodiversidade marinha. Espécies como tartarugas, aves e mamíferos sofrem com a ingestão ou o emaranhamento em resíduos, e cerca de um terço dos plásticos descartados no país — cerca de 3,4 milhões de toneladas por ano — chega às costas.