20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Workshop e cinema com Toucinho Batera na Fundação Cultural do Badesc

spot_img

Workshop e cinema com Toucinho Batera na Fundação Cultural do Badesc

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural Badesc promove na terça-feira, dia 3 de novembro, a partir das 16h30, um workshop com Lourival José Galliani, o Toucinho. Após a oficina, às 19 horas, será exibido o documentário Sistema de Animação, de Alan Langdon e Guilherme Ledoux, que narra a vida do músico.

Durante o workshop, ele vai trabalhar musicalidade, ritmo e improvisação com os participantes. O desfecho será feito com um show de músicos amadores e profissionais já que, além da bateria, Toucinho vai ter outras companhias.
O músico pretende fazer uma oficina despojada e vai contar com a partipação de Fábio Carlesso e Rogério Piva na guitarra; Sérgio Guimarães no violão e voz; Gian Thomasi no sax; Carlos Ribeiro Júnior no contrabaixo; e a cantora Juju Moura, que Toucinho considera a “sucessora de Neidemariarrosa”.

Após a oficina, será exibido Sistema de Animação com a presença dos diretores e do produtor Zé Rafael Mamigonian. A sessão na Fundação Cultural Badesc marca o lançamento do longa no Estado. Depois de Florianópolis, entra no circuito do Sesc e será exibido de 9 a 14 de novembro nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Criciúma, Lages e Chapecó.

Captado e montado com espontaneidade e de uma beleza crua, Sistema de Animação foi realizado em quatro anos. Durante este período, Alan e Ledoux fizeram imagens do músico, mergulhando na musicalidade e na filosofia do baterista.

Feito sem nenhum apoio financeiro e com orçamento praticamente nulo para um longa-metragem, o filme acompanha uma variedade de situações inusitadas e transformações pessoais do personagem.

Entrevistas e materiais de arquivo complementam o retrato de Toucinho com memoráveis histórias de sua excêntrica e inusitada carreira num filme com 79 minutos de duração. Há também articipações de personalidades do meio musical como Nenê Batera, Alegre Corrêa, Gringo Saggiorato, Alessandro“Bebê” Kramer, Cássio Moura, Luiz Meira e Guinha Ramires.

Em 2009, o documentário foi eleito Melhor Filme e Toucinho foi Menção Honrosa ao Personagem na Mostra do Filme Livre, festival carioca realizado desde de 2002. No ano passado, Sistema de Animação recebeu Menção Especial da Crítica Especializada no 5º Catarina Festival de Documentários, em Itajaí.

O QUÊ: Workshop com o músico Lourival José Galliani, o Toucinho, e exibição do documentário Sistema de Animação, de Alan Langdon e Guilherme Ledoux. QUANDO: Terça-feira, dia 3 de novembro. O workshop começa às 16h30 e a sessão de cinema, às 19 horas. ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.: (48) 3224-8846. QUANTO: Entrada gratuita. São 50 vagas, tanto para o worshop como para o cinema e será respeitada a ordem de chegada.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img