Evento Marisco Social une música e gastronomia em prol de instituições de acolhimento infantil nos Ingleses
O Conselho Comunitário do Bairro dos Ingleses promove, no dia 13 de setembro, das 12h às 20h, no Oceania Convention, no Norte da Ilha em Florianópolis, um evento beneficente em apoio à Casa Lar Luz do Caminho e à Casa Lar Semente Viva, instituições que atuam no acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. A programação reúne gastronomia e música, com open food de risoto de frutos do mar e apresentações da banda Dezadose, Aline Valente e banda e Pagode do Kundera.
A Casa Lar Luz do Caminho atua há 16 anos no acolhimento de crianças de 0 a 8 anos, por determinação judicial. Ao longo de sua trajetória, já recebeu cerca de 280 crianças e tem capacidade para atender até 12 acolhidos simultaneamente. A instituição funciona 24 horas por dia, com 20 funcionários fixos e o apoio de aproximadamente 30 voluntários. Cerca de 60% dos recursos necessários para sua manutenção são provenientes de doações. Entre as demandas estão alimentação, roupas de frio, roupas de cama, berços, móveis, cortinas, tapetes, aparelhos de ar-condicionado quente e frio e equipamentos para a rotina da casa. A entidade também busca apoio para a implantação de um refeitório adequado aos acolhidos.
Desde 2011, a Casa Lar Semente Viva acolhe crianças a partir de dois anos e adolescentes afastados do convívio familiar, que permanecem na instituição até o retorno à família de origem ou o encaminhamento para adoção. O trabalho inclui um projeto pedagógico que reconhece a criança como protagonista de sua própria história. A casa também mantém atendimento 24 horas e depende de doações para complementar os recursos necessários à operação.
As duas instituições têm entre suas necessidades permanentes alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados, materiais escolares e recreativos e recursos financeiros. As demandas específicas incluem ainda itens para manutenção das estruturas e dos veículos, móveis, equipamentos e, no caso da Luz do Caminho, recursos para o novo refeitório. Também são bem-vindas doações de serviços e o apoio de empresas e moradores da região.
A iniciativa do Conselho Comunitário busca mobilizar a comunidade em torno das duas entidades, que realizam um trabalho contínuo de acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
SERVIÇO
O quê: Evento beneficente em apoio à Casa Lar Luz do Caminho e Casa Lar Semente Viva
Quando: 13 de setembro de 2026, das 12h às 20h
Onde: Oceania Convention – Ingleses, Florianópolis
Valor: R$ 110 por pessoa; crianças até 6 anos não pagam e de 7 a 15 anos pagam meia
Gastronomia: Open food de risoto de frutos do mar
Música: Dezadose, Aline Valente e banda e Pagode do Kundera
Informações sobre a Casa Lar Luz do Caminho: (48) 99203-8976 | @casalarluzdocaminho
Informações sobre a Casa Lar Semente Viva: (48) 3371-0313 | @casasementeviva



