Florianópolis, 3 março 2026
spot_img

Estão abertas as inscrições para simpósio de Teologia e Literatura

VariedadesEstão abertas as inscrições para simpósio de Teologia e Literatura
spot_img

Instituto Collaço Paulo tem nova curadora-chefe

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e...

Programa Juro Zero apresenta resultado de janeiro de 2026

Florianópolis (SC) – A Associação das Instituições de Microcrédito...

MDA Alimentos leva Deutschips para a Run Mulher em Florianópolis

Companhia faz ativação de marca na corrida que celebra...
spot_img

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Teologia e Literatura, evento coordenado por Salma Ferraz de Azevedo e Oliveira, professora do CCE da UFSC. Este simpósio faz parte das atividades previstas para o II Simpósio de Religião e Religiosidades, que acontece de 21 a 24 de abril de 2009, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O simpósio pretende ser um espaço para a discutir os aspectos teóricos da Teologia e Literatura, a migração dos personagens bíblicos para os romances contemporâneos, a intertextualidade entre Literatura e Teologia, o hipertexto entre Teologia e Cinema, entre Teologia e Pintura, Teologia e Música, e os estudos e a abordagem da bíblia enquanto literatura judaico-cristã.

Este ramo de estudos comparados é tradicional em países como a Alemanha e Estados Unidos. Em países latinos como o Chile e Argentina, está presente há mais de uma década e no Brasil é mais recente. Aqui no país o interesse dos pesquisadores de várias universidades surgiu de forma simultânea. Para agregar os pesquisadores do Brasil e da América Latina foi fundada em 2007, no Rio de Janeiro, a Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (Alalite).

Outras informações estão disponíveis no site www.simposioreligioes.ufms.Br/main.php?lang-br .

Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom