22.3 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

SENAI e IBM formarão para quatro carreiras de TI

spot_img

SENAI e IBM formarão para quatro carreiras de TI

spot_imgspot_img

Os cursos serão ministrados pela unidade do SENAI de Florianópolis

O SENAI/SC assinou um convênio com a IBM que possibilitará a formação de profissionais para a área de tecnologia da informação em quatro carreiras distintas. Trata-se de um modelo de treinamento inédito na empresa em todo o mundo, pois, embora utilizem ferramentas da IBM, os cursos formarão profissionais qualificados a atuar com qualquer marca de produto, atendendo a atual demanda do mercado.

Os cursos, que serão ministrados pela unidade do SENAI de Florianópolis, formarão arquitetos de informação, analistas de suporte, desenvolvedores de portais corporativos e gerentes de mudanças, configuração e release (SCM). “São funções que já existem no mercado de trabalho, mas para as quais não existe formação específica. Hoje os profissionais que atuam nestas áreas recebem capacitação diversificada”, explica o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.

A formação que será ministrada a partir da parceria do SENAI com a IBM acompanha a tendência de especialização dos profissionais de tecnologia da informação. “O objetivo é facilitar o acesso a novas tecnologias e com isso ajudar as empresas a serem mais inovadoras e superarem o momento difícil que estamos passando hoje”, afirma o gerente de software para a Região Sul da IBM, André Pinheiro.

Os arquitetos da informação trabalharão basicamente com banco de dados. Atuam como gerente da informação das empresas. O analista de suporte é o gestor da infra-estrutura e de recursos de tecnologia da informação. O desenvolvedor de portais corporativos implementa sistemas de gestão e de informação das organizações. Diferente dos criadores de sites corporativos, que têm o propósito de divulgar e promover a comunicação das empresas, os profissionais formados no curso estarão mais preocupados com o desenvolvimento de ferramentas de apoio ao desenvolvimento das atividades internas das empresas. Essas três carreiras atendem demandas de empresas em geral, onde a tecnologia da informação é atividade meio.

Já o gerente de SCM atuará em empresas especializadas no desenvolvimento de softwares. Sua atribuição é gerir o processo de desenvolvimento de softwares, cuidando de versões, códigos, etc. Não necessariamente é responsável pelo desenvolvimento dos sistemas em si.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img