24.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Documentário sobre Gilberto Gerlach será lançado hoje na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Documentário sobre Gilberto Gerlach será lançado hoje na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

O documentário Gerlach Cine Desterro, realizado em uma oficina do 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense, será lançado nesta quarta-feira, 13, às 19h, na Fundação Cultural da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), no Centro de Florianópolis.

O documentário aborda a história do escritor e cinéfilo Gilberto Gerlach e sua relação com o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, criado por ele em 1968. Além de Gilberto, como personagem principal, são entrevistados o poeta e artista plástico Rodrigo de Haro, um espectador fiel do cineclube, e Gunnar Gerlach, filho de Gilberto.

No filme há imagens de alguns cartazes históricos da coleção que Gilberto guarda em seu acervo pessoal. Atualmente ele busca apoio para a criação do Museu do Cinema de Florianópolis, onde pretende compartilhar o material com o público.

Exibições

Na mesma noite, serão exibidos cinco documentários realizados na mesma oficina em Lages, Blumenau e Florianópolis. Serão exibidos também os premiados no 1º FAÇA nas categorias de Melhor Ficção, Melhor Animação, Melhor Documentário e Júri Popular.

Os filmes vencedores do 1º FAÇA em cartaz na noite são “BlackOuts”, de Marco Stroisch, Melhor Curta segundo Júri Popular, e “O Pescador de Sonhos”, de Igor Pitta Simões, Melhor Animação, “Veludo & Cacos-de-Vidro”, de Marco Martins, Melhor Ficção, e “Fotossensível”, de Kike Kreuger, Melhor Documentário, segundo o Júri Oficial.

Na ocasião será lançado o “DVD FAÇA – Sessão Especial”, que irá conter todos os curtas-metragens da exibição deste dia. O DVD será distribuído gratuitamente para os participantes das oficinas de Produção Audiovisual e será enviado para todos os municípios de Santa Catarina, através do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. Além disso, cada um dos diretores contemplados receberá trinta cópias como forma de premiação.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img