Polícia Militar ganhará reforço de 1000 novos soldados

SegurançaPolícia Militar ganhará reforço de 1000 novos soldados

Compartilhe

Um evento no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), na manhã desta segunda-feira, 30, marcou o inicio da formação de 1.000 novos soldados que reforçarão o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou a aula inaugural para os aprovados no concurso de edital número 15/CESIEP/2013, que agora iniciam o treinamento de oito meses. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, destacou que está é a primeira vez que 1.000 novos profissionais são contratados de uma só vez, em uma mesma turma. “Esse grupo soma-se aos outros 10.800 policiais militares do Estado, que formam uma grande família”, acrescentou. O comandante apresentou um breve perfil dos aprovados, ressaltando que todos têm curso superior completo, com destaques para as áreas de direito, administração e educação física; e idade média de 26 anos. São 940 homens e 60 mulheres. Dos 1.000 aprovados, 71% são catarinenses. Entre os soldados de outras regiões, estão principalmente vindos do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Agora, os aprovados serão encaminhados para suas bases e o curso de formação inicia no dia 7 de outubro. Serão oito meses onde eles receberão aulas de temas como Direitos Humanos, Técnica de Policiamento Ostensivo, Sociologia, Defesa Pessoal e Direito Penal. A conclusão do curso está prevista para maio de 2014, quando os novos policiais estarão aptos para a atividade de policiamento. Após o curso, o soldado deverá permanecer por um período mínimo de cinco anos na atividade operacional, desempenhando atividades externas, como em ações para preservação da ordem pública, e trabalhos administrativos.