Agentes do Procon fiscalizam legalidade do aumento de preço das passagens aéreas

GeralAgentes do Procon fiscalizam legalidade do aumento de preço das passagens aéreas

Compartilhe

Agentes de fiscalização do Procon de Florianópolis estiveram na manhã desta quinta-feira, 31, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz para fiscalizar a legalidade do aumento do valor das passagens aéreas nos meses de junho e julho. O objetivo da operação é questionar se o aumento é justificado. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O secretário e o diretor do Procon, Michael da Silva, entregaram intimações para as quatro empresas que operam no terminal. Elas têm dez dias para oferecer a resposta. No caso, não cabe ao Procon aplicar autuação, pois não é prerrogativa do órgão interferir no livre comércio, mas apenas questionar o aumento nos meses citados, considerando a expectativa da demanda.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que as passagens aéreas subiram 200,67% desde 2005 (até setembro), o que equivale a mais que o triplo da inflação acumulada no período (55,86%).