22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Praça XV recebe limpeza geral e poda de árvores nesta quinta-feira

spot_img

Praça XV recebe limpeza geral e poda de árvores nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Será realizada nesta quinta-feira, 18, nova ação de revitalização, limpeza e podas de árvores na Praça XV de Novembro, no Centro, com intuito de melhorar o local dando condições para a população voltar a ocupar este espaço público. 

A ação será coordenada por toda equipe técnica da Floram. A Praça XV de Novembro possui uma área de aproximadamente 9.000 m². Arborizada durante o século XIX, a praça recebeu árvores de grande porte, como palmeiras imperiais, ficus indianos e cravos da Índia. No entanto, a mais famosa de todas é a Figueira Centenária. Diz-se que ela teria nascido em 1871 no jardim da frente da Igreja Matriz. Só mais tarde, em 1891, foi transplantada para o lugar onde está.

A Praça foi adotada em 2010 pela Lojas Koerich, por meio de uma parceria público-privada, assinada em 11 de março de 2010, com a prefeitura de Florianópolis por meio de um Termo de Cooperação para Adoção de área pública, para manutenção do local. Desde então, o Koerich vem responsabilizando-se pela conservação e manutenção da Praça XV, incluindo mão de obra para execução dos serviços, como jardinagem, troca de flores nas estações e demais melhorias no espaço físico. Neste período a empresa já investiu mais de meio milhão na revitalização e manutenção da Praça.

Todo trabalho é realizado em parceria e supervisão da Floram. Em 2014 uma grande ação de limpeza e revitalização da saudosa Figueira, um trabalho que até então nunca havia sido realizado. Desde então a Diretoria de Gestão Ambiental da Floram trabalha em um levantamento florístico dos componentes arbóreos da Praça XV de Novembro. “Em 2015 foi realizada vistoria na Praça para verificar a necessidade de manejo nos diversos exemplares arbóreos existentes. A análise preliminar,  à época, apontou a existência de diversos problemas na arborização e evidenciou a necessidade de um estudo mais detalhado para determinar as ações a serem implementadas no local”, explica o diretor geral da Floram, Antônio Carlos Simas.

Desde o início nosso objetivo é trazer a população para a Praça XV. Desde 2010 estamos engajados nesse projeto, sempre em parceria com prefeitura e Floram, para que como ocorre em outras praças, a sociedade se aproprie do espaço e passe a ocupar o Centro da cidade”, destaca Adilson Toll, gerente de marketing da Lojas Koerich.

Para a engenheira agrônoma da Floram, Carolina de Custódio Amorim, “a maior parte dos exemplares arbóreos e arbustivos encontra-se em boas condições morfofisiológicas e fitossanitárias, porém, precisam de manutenção, como a remoção de ramos secos e podres, ramos mal posicionados e ramos em conflito com as edificações do entorno”. Segundo a engenheira, muitos exemplares arbóreos, embora sadios, estão localizados em local inadequado, geralmente sob a copa de outras árvores com crescimento já consolidado, tendo seu desenvolvimento prejudicado pela competição por espaço, nutrientes e luz solar.

Além de estética, essa manutenção preventiva também tem como foco a segurança. “A ação terá por fim o corte de árvores que estão comprometidas, a poda de galhos, o manejo da vegetação arbórea, o que tornará a Praça XV mais segura para o transeunte que por ali circula”, completa o superintendente da Floram, Volnei Carlin.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img