22.3 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Dia Internacional da Mulher tem corrida de rua exclusiva para elas em Florianópolis

spot_img

Dia Internacional da Mulher tem corrida de rua exclusiva para elas em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento realizado na manhã deste domingo (8), reuniu mais de 1,2 mil pessoas na Capital

A comemoração do Dia Internacional da Mulher em Florianópolis foi um pouco diferente dos últimos anos – pelo menos para as mais de 1.200 mulheres que participaram da Corrida Mulheres na Pista, evento exclusivo para elas realizado na manhã deste domingo, 8 de março, na Avenida Beira-mar Continental, no Estreito.

A prova, que teve largada às 8 horas, com um dia lindo de sol, coloriu de rosa a principal avenida do Estreito. Com percursos de 8k e 4k de corrida, 4k de kangoo, 3k de caminhada e corrida kids para os pequenos de quatro e 13 anos – eles percorreram entre 50 metros e 300 metros, conforme a idade, o evento caiu no gosto das mulheres e reuniu ainda espectadores especiais: maridos, filhos, amigos e avós para acompanhar centenas de estreias em provas de rua.

“Durante a entrega de kits, percebemos que cerca de 40% das inscritas ainda não havia participado de uma corrida de rua. Ficamos muito felizes por elas terem depositado toda a expectativa de primeira corrida no nosso evento. E temos certeza de que conseguimos entregar uma ótima corrida a todos. A experiência foi muito boa tanto para eles quanto para nós”, considera Carolina Spricigo, uma das jornalistas idealizadora do blog Mulheres na Pista e da corrida.

Estreante no mundo das corridas de rua, Juliana Rocha saiu do Norte da Ilha ainda de madrugada para chegar a tempo da largada. Ela tremia. Largou, correu, chegou, e depois de receber a medalha abraçou a organizadora do evento agradecendo. “Foi inexplicável. Uma experiência incrível. No próximo ano estarei novamente no evento”, ressalta. Assim como ela, as irmãs Juliane Zonta e Grazi Koff escolheram a Corrida Mulheres na Pista para ser o primeiro evento delas. “Tudo lindo. A camiseta, a prova, a corrida, a medalha. Que evento. Certeza de que esta foi só a primeira”, dizem.

A prova também marcou a estreia de Alexandra Zunino, presidente do Laboratório Santa Luzia, patrocinador master do evento, nas corridas. “Participar da prova ativamente me proporcionou sentir a emoção que quem ama corrida sente. Mais do mais uma prova de corrida, a Corrida Mulheres na Pista é sinônimo de tudo aquilo que o Dia Internacional da Mulher expressa: força, superação e emoção.”

Campeãs do evento

A Corrida Mulheres na Pista teve premiação para as cinco primeiras colocadas geral nos 4k e nos 8k de corrida, e nos 4k de kangoo. Também premiou as atletas nas categoria por idade nos 8k. A campeã geral dos 4k foi Thayana Silva Dias, com o tempo de 00:16:37. Ela venceu com folga a segunda colocada, Ariane Andreola (00:17:45). O pódio foi completado com as atletas Maria Augusta Senna (00:18:22), por Andreia Pelegrini (00:18:46) e por Viviane Souza Oliveira da Fonseca (00:19:11).

Nos 8k, as cinco primeiras colocações ficaram com Marjorie Barcelos (00:31:35), seguida por Luana Bernardi Fornari Rheinheimer (00:35:52), por Chay Morais (00:35:57), Adriana Alzira Dias (00:36:27) e Elaine Borges (00:36:41). Todas as atletas que concluíram a prova receberam medalha de participação. Todos os resultados podem ser conferidos no www.km.esp.br.   

A Corrida Mulheres na Pista, uma extensão do blog Mulheres na Pista, criado em 2011 pelas jornalistas Carolina Spricigo e Fernanda Gabriella Lüttke com o objetivo de difundir e incentivar a prática de corrida de rua, terá percursos de 4k e 8k de corrida, 4k de kangoo, além de 3k de caminhada e corrida kids para meninas com idade entre quatro anos e 13 anos – elas percorrerão distâncias que variam entre 50 metros e 300 metros, conforme a idade.

Primeira edição em Florianópolis 

Esta é a primeira vez que a Corrida Mulheres na Pista ocorre em Florianópolis. O evento nasceu em Joinville e sua primeira edição, em junho de 2019, contou com 1.200 mulheres inscritas. Para as jornalistas Carolina Spricigo e Fernanda Lüttke, o evento foi a realização de um sonho. “Desde a criação do blog pensávamos em ter um evento só para elas, para mostrar que as mulheres podem e devem se dedicar à saúde, ao bem-estar e à prática de atividades físicas. Em Joinville as mulheres amaram a prova e pediram mais, tanto que faremos a segunda edição em junho. Então achamos que estava da hora de fazer um grande evento aqui em Floripa e foi incrível”, ressaltam.

A prova é uma realização do blog Mulheres na Pista, tem o patrocínio master do Laboratório Santa Luzia, do Lâmina Medicina Diagnóstica, da Max Love e organização da Number Esportes.  

Prova amiga do meio ambiente

A Corrida Mulheres na Pista, em parceria com a Ecoprotech Engenharia Ambiental e Segurança do Trabalho, empresa que atua em Santa Catarina na área de consultoria ambiental, reciclou os copos descartáveis e destinou adequadamente todo o lixo produzido durante o evento. A intenção foi, além de promover o empoderamento e a diversão das mulheres, conscientizar sobre a necessidade de proteção do meio ambiente.

A Ecoprotech foi fundada em 2017 e desde então trabalha assessorando empresas para que todas as formas de controle estejam ativas e nenhum impacto seja causado no ambiente em decorrência das atividades dos empreendimentos. “Estamos muito felizes por sermos um dos primeiros eventos do Brasil a reciclar os copos descartáveis. A Terra é a nossa casa e nada melhor do que um evento como o nosso para incentivar os cuidados”, ressaltam as jornalistas Carolina e Fernanda.

Na manhã da prova, a Ecoprotech disponibilizou além de lixeiras adequadas para a separação dos lixos descartáveis e orgânicos, orientação às corredoras e ao público que foi assistir à corrida. “Percebemos a dificuldade na disseminação de informações e muitas vezes a falta de condições adequadas para a proteção ambiental. Por isso a parceria com as corridas Mulheres na Pista Floripa e Joinville é importante, porque vai elevar as participantes a um novo padrão de comportamento, trazendo benefícios diretos ao meio ambiente”, ressalta Daniela Fachini, engenheira ambiental fundadora da empresa.

2ª edição em Joinville com inscrições abertas

Agendada para 28 de junho, a segunda edição da Corrida Mulheres na Pista está com inscrições abertas. Até dia 10 de abril, os atletas podem garantir a presença no evento pagando R$ 42,90 o kit sem camiseta e R$ 53,90 o kit com camiseta. As inscrições podem ser feitas no www.mulheresnapista.com.br e no www.number.esp.br. Pelo segundo ano, a Corrida Mulheres na Pista Joinville tem patrocínio master do Laboratório Ghanem Mulher e da Max Love.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img