Massa de ar polar perde força, mas frio continua nesta sexta-feira em Santa Catarina

GeralMassa de ar polar perde força, mas frio continua nesta sexta-feira em...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Depois de trazer frio intenso, temperaturas negativas que bateram os -8,6ºC – a mais baixa do ano até agora no Brasil – e neve para mais de 20 municípios catarinenses, a massa de ar polar vai se distanciando e a sexta-feira, 30, será marcada pela elevação gradativa das temperaturas durante a tarde. Isso não quer dizer que o frio foi embora. A previsão aponta para um amanhecer de sexta-feira com geada ampla em Santa Catarina e as temperaturas negativas deverão se repetir.

“A atuação de uma massa de ar mais seco inibe a formação de nebulosidade e favorece o predomínio do sol”, explica o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins. A condição que afasta a chance de neve, no entanto, manterá as temperaturas baixas.

Segundo a Epagri/Ciram, os valores de temperatura mínima para o período deverão variar de 0 a 5°C em boa parte de Santa Catarina, com as menores marcas entre -1 e -5°C. Nas partes mais altas da Serra e Planalto Sul, os menores valores podem variar entre -5 e -10ºC.

A previsão indica ainda que a sexta-feira terá sol com poucas nuvens na maioria das regiões, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio-Oeste e do Litoral Sul. A temperatura estará em elevação gradativa no decorrer do dia e baixa acentuadamente no final da tarde e início da noite, com formação de geada novamente no estado.

Foto: Mycchel Legnaghi/Prefeitura de São Joaquim

Fonte: Governo de Santa Catarina