21.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Volta às aulas: vacinas em dia é um ato de preocupação com os filhos e outras crianças, afirma especialista

spot_img

Volta às aulas: vacinas em dia é um ato de preocupação com os filhos e outras crianças, afirma especialista

spot_imgspot_img

Diretora médica do Santa Luzia elenca os principais cuidados com a saúde das crianças no retorno das atividades presenciais.

Crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais de Florianópolis voltaram às aulas presenciais no início do mês de agosto. As atividades foram retomadas em modelo híbrido, ou seja, com práticas a distância e presenciais. Para esse retorno, é importante que as crianças já tenham sido orientadas pelos responsáveis sobre os cuidados básicos para evitar a transmissão da Covid-19, já que ainda estamos em pandemia. Quem faz o alerta é a diretora médica do Santa Luzia, unidade de medicina diagnóstica da Dasa, Dra. Myrna Campagnoli, que também é endocrinopediatra.

De acordo com Dra. Myrna, esses cuidados são:

– Uso da máscara em tempo integral cobrindo o nariz e a boca

– Higienização das mãos com frequência com água e sabão e o uso de álcool gel

– Respeitar o distanciamento social (de pelo menos um metro)

A especialista reforça que essas orientações devem ser seguidas, inclusive, em atividades em grupo, como nas aulas de educação física, por exemplo.

É só a Covid-19 que merece atenção no retorno às aulas?

“A Covid-19 é só mais uma das doenças infectocontagiosas às quais as crianças estão expostas no dia a dia com atividades presenciais”, aponta a Dra. Outras doenças, especialmente as respiratórias, como gripes e resfriados, ainda existem e merecem a atenção dos alunos e dos responsáveis. “Os pais e responsáveis dos alunos devem estar atentos e reforçar que essas medidas sejam mantidas mesmo depois que a fase de maior transmissibilidade da pandemia passar”, afirma.

Além de estimular a prática dos cuidados básicos para evitar a transmissão e contágio de doenças, Dra. Myrna destaca a importância de manter as vacinas das crianças em dia na volta às aulas presenciais, com destaque para a vacina contra a Influenza. “Atualizar a carteirinha de vacinação no retorno às aulas é um ato de preocupação com os filhos e com as outras crianças que frequentarão a escola, afinal, as vacinas são ferramentas que nos protegem contra inúmeras doenças que podem ser graves e, na maioria das vezes, contagiosas”, explica.

Outro cuidado importante na prevenção de doenças, em todas as faixas etárias, inclusive na infância, é manter bons hábitos de vida. Para a médica, uma boa alimentação, realização de atividades físicas ao ar livre, exposição ao sol e uma boa rotina de sono devem ser constantes no dia a dia das famílias. “Tudo isso interfere no sistema imunológico e permite que o nosso corpo seja mais eficiente no combate a doenças”, conta Dra. Myrna.

Quem tem crianças que voltaram às atividades escolares em casa deve se atentar aos sintomas das principais doenças contagiosas. “O Santa Luzia está à disposição para realização de testes de liberação rápida, para que na vigência de qualquer sintoma, o diagnóstico seja rápido e seguro e permita, se necessário, o afastamento da criança das atividades escolares o quanto antes. Para quem tem crianças com vacinas atrasadas, o laboratório também faz a atualização de todo o calendário vacinal”, finaliza.

Foto: Pexels.com

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img