21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

1ª Corrida Lixo Zero do Brasil conta com mais de mil participantes na Grande Florianópolis

spot_img

1ª Corrida Lixo Zero do Brasil conta com mais de mil participantes na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Separação adequada dos resíduos resultou em uma economia média de 99 mil litros de água e 1.657 KW/hora de energia

Mais de mil pessoas participaram da 1ª Corrida Lixo Zero do Brasil, realizada no dia 22 de maio na Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC). O evento esportivo e de conscientização ambiental integrou o cronograma de ações do Dia da Sustentabilidade Pedra Branca. Direcionada a atletas, empresários e colaboradores de empresas da região, a corrida além de estimular o espírito de equipe teve como objetivo mostrar na prática a destinação adequada de resíduos.

De acordo com a Novociclo Ambiental, parceira do Dia da Sustentabilidade juntamente com a Pedra Branca e a empresa Sports Do, na Corrida Lixo Zero foram produzidos 144 kg de resíduos, sendo 61% orgânicos, 28% de plástico duro, 10% de papelão e 1% de papel. Essa quantidade representou, em média, uma economia de 99 mil litros de água e 1.657 KW/hora de energia.

Embasado no conceito Lixo Zero, o evento visou a promoção dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Ao longo de todo o trajeto, os participantes puderam colocar os copos de água vazios em ‘Estações Lixo Zero’, residuários produzidos especificamente para receber materiais recicláveis de forma limpa e organizada. Já as frutas distribuídas aos corredores foram colocadas em recipientes específicos para posterior destinação à compostagem e não ao aterro sanitário ou incineradores, como normalmente ocorre.

Exemplo dentro de casa – Mirivaldo do Nascimento, atleta do município de Brusque, foi o vencedor da Corrida Lixo Zero, categoria individual masculino, com 38min e 30s de prova. Ele aprovou a destinação adequada de resíduos e afirmou que faz o mesmo em casa: “primeira corrida que participo que mostra na prática como cuidarmos melhor do meio ambiente, uma iniciativa que deve ser replicada. Já separo o meu lixo e todos deveriam fazer o mesmo”, destacou.

Na categoria feminino individual, o primeiro lugar ficou com a fonoaudióloga Cristiane Silva, que tem a corrida como hobby e para conter o estresse. “Trabalho, sou mãe, dona de casa, mas não deixo de treinar pelo menos seis vezes por semana. Procuro dar o exemplo aos meus filhos da importância de se praticar uma atividade física”, disse a corredora de Balneário Camboriú.

A competição contou com percursos de 12 km (individual), 6 km (revezamento com duas pessoas) e 3 Km (revezamento com quatro pessoas).

Feira da Sustentabilidade – Outra atração para quem visitou o bairro Pedra Branca no domingo de sol foi a Feira da Sustentabilidade, com oficinas gratuitas, passeio ciclístico, apresentação teatral e exposição de produtos à base de materiais recicláveis. No Dia da Sustentabilidade, os moradores ainda puderam desfazer-se de forma adequada de utensílios e objetos maiores, como sofás, fogões e mesas – um caminhão fez o recolhimento. Roupas quentes também foram arrecadadas para a campanha do agasalho.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img