30.6 C
fpolis
terça-feira, janeiro 18, 2022
cinesytem

1ª Corrida Lixo Zero do Brasil conta com mais de mil participantes na Grande Florianópolis

1ª Corrida Lixo Zero do Brasil conta com mais de mil participantes na Grande Florianópolis

spot_img

Separação adequada dos resíduos resultou em uma economia média de 99 mil litros de água e 1.657 KW/hora de energia

Mais de mil pessoas participaram da 1ª Corrida Lixo Zero do Brasil, realizada no dia 22 de maio na Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC). O evento esportivo e de conscientização ambiental integrou o cronograma de ações do Dia da Sustentabilidade Pedra Branca. Direcionada a atletas, empresários e colaboradores de empresas da região, a corrida além de estimular o espírito de equipe teve como objetivo mostrar na prática a destinação adequada de resíduos.

De acordo com a Novociclo Ambiental, parceira do Dia da Sustentabilidade juntamente com a Pedra Branca e a empresa Sports Do, na Corrida Lixo Zero foram produzidos 144 kg de resíduos, sendo 61% orgânicos, 28% de plástico duro, 10% de papelão e 1% de papel. Essa quantidade representou, em média, uma economia de 99 mil litros de água e 1.657 KW/hora de energia.

Embasado no conceito Lixo Zero, o evento visou a promoção dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Ao longo de todo o trajeto, os participantes puderam colocar os copos de água vazios em ‘Estações Lixo Zero’, residuários produzidos especificamente para receber materiais recicláveis de forma limpa e organizada. Já as frutas distribuídas aos corredores foram colocadas em recipientes específicos para posterior destinação à compostagem e não ao aterro sanitário ou incineradores, como normalmente ocorre.

Exemplo dentro de casa – Mirivaldo do Nascimento, atleta do município de Brusque, foi o vencedor da Corrida Lixo Zero, categoria individual masculino, com 38min e 30s de prova. Ele aprovou a destinação adequada de resíduos e afirmou que faz o mesmo em casa: “primeira corrida que participo que mostra na prática como cuidarmos melhor do meio ambiente, uma iniciativa que deve ser replicada. Já separo o meu lixo e todos deveriam fazer o mesmo”, destacou.

Na categoria feminino individual, o primeiro lugar ficou com a fonoaudióloga Cristiane Silva, que tem a corrida como hobby e para conter o estresse. “Trabalho, sou mãe, dona de casa, mas não deixo de treinar pelo menos seis vezes por semana. Procuro dar o exemplo aos meus filhos da importância de se praticar uma atividade física”, disse a corredora de Balneário Camboriú.

A competição contou com percursos de 12 km (individual), 6 km (revezamento com duas pessoas) e 3 Km (revezamento com quatro pessoas).

Feira da Sustentabilidade – Outra atração para quem visitou o bairro Pedra Branca no domingo de sol foi a Feira da Sustentabilidade, com oficinas gratuitas, passeio ciclístico, apresentação teatral e exposição de produtos à base de materiais recicláveis. No Dia da Sustentabilidade, os moradores ainda puderam desfazer-se de forma adequada de utensílios e objetos maiores, como sofás, fogões e mesas – um caminhão fez o recolhimento. Roupas quentes também foram arrecadadas para a campanha do agasalho.

spot_img
spot_img