15.2 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

21% dos eleitores de Florianópolis já fizeram o cadastramento biométrico

spot_img

21% dos eleitores de Florianópolis já fizeram o cadastramento biométrico

spot_img

Há apenas um mês da abertura dos novos postos de atendimento biométrico de Joinville, Blumenau e Florianópolis, no total, foram cadastrados 57.774 eleitores em junho nas três cidades. Blumenau completa um mês da obrigatoriedade do cadastramento e apresenta um total de 4,04% do eleitorado cadastrado. Já Florianópolis está com 21,76% do seu eleitorado biometrizado, enquanto Joinville está com 6,05%. As informações são da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

A média diária de atendimentos biométricos no último mês gira em torno de 660 eleitores em Blumenau, 873 em Joinville e 1216 na Capital. Porém, é bom lembrar que Joinville e Blumenau estão atendendo menos eleitores do que a capacidade esperada pelos postos de atendimento das cidades, que é de, respectivamente, 1400 e 910.

Em Joinville, o posto de atendimento fica na Rua Otto Boehm, 71, Centro (próximo ao Hotel Tannenhof) e, a partir do dia 1° de julho, o horário de atendimento será ampliado: do meio-dia às 19h. Já a Central de Atendimento da Rua Jaguaruna nº 38 será desativada, funcionando apenas para informações e para o atendimento aos agendamentos já realizados.

O posto de atendimento biométrico de Blumenau funciona na Rua João Pessoa, n. 161, próximo à loja Milium da Rua 7 de Setembro. Em Florianópolis estão disponíveis três postos de atendimento aos eleitores, na Av. Rio Branco, n.797 (próximo ao Batalhão da Polícia Militar), na Rua Bulcão Viana, n.198 (próximo ao Instituto Estadual de Educação) e outro no Norte da Ilha, na Rod. SC 401, n.17.500 (ao lado do TICAN).

A biometria é obrigatória em sete cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Biguaçu e Blumenau. Dentre estes municípios, Santo Amaro é o que possui o maior número de eleitores biometrizados, 65,82%. Já Biguaçu, está com 29,30% dos eleitores cadastrados, seguido de Palhoça, com 28,36%. São José aparece em quinto na lista, com 16,91% dos eleitores cadastrados.

O que precisa levar para fazer o cadastro?

Os eleitores que ainda não se cadastraram devem se dirigir a um posto de atendimento da sua cidade portando: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente).

Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, tomar posse em cargo público e tirar passaporte.

spot_img
spot_img