24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

21º Revezamento Volta à Ilha acontece neste sábado

spot_img

21º Revezamento Volta à Ilha acontece neste sábado

spot_imgspot_img

Quatro mil atletas estarão reunidos em Florianópolis para a realização da 21ª edição do Revezamento Volta à Ilha neste sábado, 16. A prova que tem como objetivo contornar a capital catarinense começou em 1996 e ao longo destes 21 anos se tornou um dos maiores eventos esportivos do país. No total, as quatrocentas equipes precisam percorrer 140km, divididos em dezessete trechos passando por asfalto, dunas, praias e trilhas.

Considerada uma prova democrática, o Revezamento Volta à Ilha conta com todos os tipos de corredores, desde os profissionais, que vão em busca de recordes e títulos, passando pelas duplas, que são extremamente exigidos devido ao longo percurso, passando por atletas amadores que buscam superar seus próprios limites.

Largadas e percurso – Entenda o Revezamento Volta à Ilha

 Desde o início de sua concepção o Revezamento Volta à Ilha tem como objetivo contornar a cidade de Florianópolis e ao longo dos anos a prova sofreu algumas modificações para se ajustar ao crescimento do número de equipes e também as mudanças da capital catarinense. Neste ano, assim como nas últimas edições, os atletas percorrerão 140km, com largada e chegada na Avenida Beira-mar Norte. 

 Por se tratar de um grande número de atletas envolvidos no evento, a organização da prova, a cargo da Eco Floripa, divide as largadas em etapas. A partir das 4h15 saem os primeiros corredores sentido ao norte da Ilha, e a cada quinze minutos um grupo de atletas inicia a prova. As equipes mais velozes e que vem para brigar pelo título largam às 7h15.

 Após percorrerem os dezessete trechos do evento, os atletas encerram a prova novamente no Trapiche da Avenida Beira Mar. As primeiras equipes devem cruzar a linha de chegada próximos às 15h e os últimos a concluir por volta das 20h30.

 Aplicativo da Volta à Ilha disponível:

 Mais uma grande novidade para o evento deste ano será o aplicativo do Revezamento Volta à Ilha. Os participantes e público poderão acompanhar informações importantes do evento como a localização dos postos de troca, passagem das equipes em cada um dos pontos, mapa com o percurso, curiosidades sobre o evento, entre outras informações. Disponível para Androide e iOS, o nome do arquivo para download é EcoFloripa.

 Confira os 17 trechos do Revezamento Volta à Ilha:

 1 – Largada – Avenida Beira-Mar Norte – 10,1km – Fácil

2 – Rodovia SC-401 (Decathlon) – 9,8km – Difícil

3 – Santo Antônio de Lisboa (Praça) – 8,0km – Moderado

4 – Praia da Daniela – 5,1km – Moderado

5 – Jurerê Antigo (fim da praia) – 5,3km – Moderado

6 – Cachoeira do Bom Jesus (Rua Otácilio Costa Neto) – 10,4km – Muito, muito difícil

7 – Praia Brava (Rua Ari Kardec B. Melo) – 5,2km – Difícil

8 – Praia dos Ingleses (praia, final da R. Dante de Patta) – 4,7km – Fácil

9 – Praia do Santinho (Posto Guarda-Vidas) – 8,4km – Muito difícil

10 – Praia do Moçambique – 5,7km – Muito difícil

11 – Barra da Lagoa (cidade da Barra) – 8,1km – Muito difícil

12 – Praia da Joaquina (Posto Guarda-Vidas) – 7,7km – Muito difícil

13 – Praia do Campeche (Posto Guarda-Vidas) – 4,9km – Muito difícil

14 – Praia da Armação (perto da Lagoa do Peri) – 9,3km – Difícil

15 – Praia dos Açores (Morro do Sertão) – 16,7km – O mais difícil

16 – Tapera (Fazenda da Ressacada) – 15,2km – Difícil

17 – Via Expressa Sul (Terminal de Ônibus Saco dos Limões) – 6,2km – Fácil

         Chegada – Avenida Beira-Mar Norte

 Sobre o Revezamento Volta à Ilha:

 Idealizada no ano de 1996 pela Eco Floripa, a Volta à Ilha se caracteriza por ser uma prova de revezamento que desafia as equipes a dar uma volta completa na Ilha de Santa Catarina, capital do Estado. A prova é dividida em 17 trechos que desafiam os atletas em 140km de praias, asfalto, dunas e trilhas.

 Além da participação no asfalto, dunas, trilhas e praias, a prova requer também um grande trabalho logístico em equipe. Ainda, a prova conta com o acolhedor público da capital catarinense que vai aos principais pontos da prova para incentivar os competidores.

 Todos esses elementos fazem do Revezamento Volta à Ilha a principal prova do gênero na América Latina. O evento que começou com dezenas de atletas hoje recebe aproximadamente 4.000 atletas de diversos lugares do Brasil e do Mundo.

 Em 2015 a prova completou seu 20º aniversário, consolidando-se no cenário nacional e internacional como um dos principais eventos do Mundo de corrida. Em 2016, o evento acontece no dia 16 de abril.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img