17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

247ª Procissão do Senhor dos Passos ocorre neste fim de semana em Florianópolis

spot_img

247ª Procissão do Senhor dos Passos ocorre neste fim de semana em Florianópolis

spot_imgspot_img

Será realizada neste fim de semana, dias 16 e 17, a 247ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, que deverá reunir mais de 30 mil fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Esta é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial e com processo em andamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Confira abaixo a programação.

Juventude e irmãs

Cerca de 150 jovens participam do cortejo no sábado, sob a coordenação de alguns grupos de jovens, utilizando camisetas com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú, fará a condução da Procissão do Senhor dos Passos no sábado à noite.

Na tarde de domingo, as irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos irão fazer a frente da Procissão, e um coral composto por 100 vozes, regido pela maestrina Najla Elisangela dos Santos, comandará os cantos em frente à Catedral Metropolitana.

Banheiros

A organização vai disponibilizar 15 banheiros químicos no decorrer do trajeto, para comodidade dos fieis. Todo o percurso terá sonorização, o que permitirá que o público acompanhe o áudio da Procissão em tempo real pelas caixas de som dispostas por todo o trajeto. Ambulâncias estarão de plantão para atender possíveis emergências.

Trânsito

A Guarda Municipal estará orientando os motoristas. Nas ruas sinalizadas nos mapas abaixo e no entorno haverá agentes da corporação. A partir das 6h de sábado, está proibida a circulação de veículos nos locais sinalizados para a procissão.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus de Florianópolis vão circular com horários extras. Além da maior oferta de ônibus, dois estacionamentos da AFLOV (Associação Florianopolitana de Voluntários), localizados ao lado do Teatro Álvaro de Carvalho e em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis, funcionarão em caráter de plantão (no sábado das 16h às 23h e no domingo das 15h às 19h) e com valores especiais.

A imagem

Em 2013, a população pode apreciar réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos em 19 igrejas de Florianópolis (Ilha e Continente). As réplicas, produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor dos Passos, estarão expostas nas paróquias da Prainha, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Santo Antônio (Centro), Agronômica, Capelania da Polícia Militar, Trindade, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Saco dos Limões, Estreito, Coqueiros e Capoeiras.

Após a Procissão, as réplicas serão recolhidas e os fiéis poderão apreciar a imagem original, durante todo o ano, na Capela Menino Deus, localizada no Centro da Capital.

Programação

Sábado
7h30: Missa e Procissão do Carregador
18h30: Missa em Honra do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) – Rua Menino Deus, nº 376, Centro.
20h: Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis

Domingo
9h30: Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis – Rua Padre Miguelinho, nº 55, Centro.
16h: Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores
Obs.: Pregador – Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

25/03
8h30: Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) – Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img