14.6 C
fpolis
sexta-feira, setembro 17, 2021
cinesytem

19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz

spot_img

19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz

Evento mais saboroso de Santa Catarina será entre 8 e 10 de abril e tem diversas atrações.

Conhecida como o Verde Vale das Termas, Santo Amaro da Imperatriz é a primeira estância hidromineral do país. É rica em natureza, cenários e paisagens. Com cerca de 21 mil habitantes, a cidade é calma e hospitaleira. As águas termais jorram da terra a uma temperatura de 41,5°C e suas propriedades terapêuticas têm fama internacional. Porém, apesar destes atrativos, a economia do município é baseada na agricultura, com o cultivo do tomate, da batata e principalmente do milho. A cidade é a maior produtora de milho verde in natura do Estado. Cerca de 40% da economia gira em torno desta produção, que chega a 35 milhões de espigas ao ano e abastece os litorais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

É neste cenário que ocorre anualmente a Festa do Milho Verde, que já está em sua 19ª edição. O evento, que teve a visita de mais de 38 mil pessoas em 2010, será realizado entre os dias oito e dez de abril, no parque de exposições Prefeito Orlando Becker. A projeção para este ano é de que o público ultrapasse a margem de 40 mil pessoas. A cidade é beneficiada pela festa tanto em turismo como na economia, pois mostra o artesanato local, a gastronomia e o trabalho de um ano inteiro. A festa comemora a safra do grão que, além de ser o produto que gera emprego e renda é muito energético, pois traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido.

O evento

O evento, de caráter popular, é uma vitrine para expor o trabalho dos agricultores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promotor do evento. A festa reúne desde o artesanato, que é feito à base do milho, até a rica gastronomia, também produzida com o grão. A pamonha gigante, tradicionalmente feita para distribuição gratuita teve, em 2010, mais de 500 quilos. A festa valoriza os produtos, a cultura, os agricultores, movimenta a economia e ainda projeta o município para o país e o mundo.

A 19ª Festa do Milho Verde está repleta de atrações. O evento agrega lazer e cultura, envolvendo toda a família com gastronomia típica, música, parque de diversões, 3ª Exposição e venda de Orquídeas, feira multisetorial, feira de artesanato, praça de alimentação, desfile para escolha de rainha e princesas e muito mais. Os shows asseguram diversão para todos os gostos. Jeito Moleque e João Neto e Frederico são os shows nacionais. Já entre os regionais estão Rodrigo Barreto, Banda Fórum, Guto e Kaik, Junior e Alessandra, Grupo Fronteiras, entre outras atrações.

Gastronomia

Os visitantes poderão apreciar mais de 30 pratos típicos à base de milho verde, dos mais variados e inusitados. Além da pamonha gigante, haverá estrogonofe, pudim, risoto, pastel, bolo, suco, maionese, polenta, sorvete, entre outros pratos. Só quem participar da festa poderá conhecer a grande diversidade de produtos que tem como principal ingrediente um dos alimentos mais nutritivos que existem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo. Cada 100 gramas do alimento tem cerca de 360 Kcal, sendo 70% de glicídios, 10% de protídeos e 4,5% de lipídios.

Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos da festa é destinada à educação, saúde e assistência social dos agricultores rurais associados ao Sindicato, que hoje atende 350 famílias, totalizando 1200 pessoas. A entidade oferece aos associados atendimento médico (clínico geral); atendimento odontológico; execução do processo de previdência social; auxílio doença; aposentadoria por idade; pensão por morte; auxílio maternidade; declarações de renda aos agricultores e preenchimento de guias para atendimento médico em instituições conveniadas, entre outros benefícios.

Programação

Dia 08/04 – Sexta-feira

19h – Abertura dos portões

20h – Abertura oficial do evento

21h – Escolha da Rainha e Princesas da 19ª Festa do Milho Verde

22h30 – Show com Rodrigo Barreto

23h30 – Show com a Banda Fórum

Dia 09/04 – Sábado

11h – Abertura dos portões

11h30 – Almoço colonial com gastronomia típica e churrasco

13h – Atrações diversas como a 3ª Exposição e Venda de Orquídea, feira multisetorial, feira de artesanato, praça de alimentação, entre outros atrativos

17h – DJ

21h – Show Guto e Kaik

22h30 – Junior e Alessandra

00h30 – Show nacional JEITO MOLEQUE

Dia 10/04 –Domingo

09h30 – Abertura dos portões

10h – Missa Campal

11h – Atrações diversas como a 3ª Exposição e Venda de Orquídea, feira multisetorial, feira de artesanato, praça de alimentação, entre outros atrativos

12h – Almoço típico à base de milho verde e churrasco

12h30 – Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz

13h – Início da Cobrança de Ingresso

15h – distribuição gratuita da PAMONHA GIGANTE

16h – Show com Grupo Fronteiras

19h30 – Show nacional JOÃO NETO E FREDERICO e encerramento da 19ª Festa do Milho Verde

SERVIÇO:

O que: 19ª Festa do Milho Verde

Quando: de 08 a 10 de Abril

Onde: Santo Amaro da Imperatriz/SC

Informações: (48) 3245-1127 ou www.festamilhoverde.com.br

spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img