21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Troféu Dona Gininha aos campeões do Carnaval de Florianópolis

spot_img

Troféu Dona Gininha aos campeões do Carnaval de Florianópolis

spot_imgspot_img

Na próxima segunda-feira, dia 28 de março, em sessão solene que será realizada no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, será feita a entrega do Troféu Dona Gininha aos vencedores (campeão e vice) dos desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos realizados na Passarela Nego Quirido.

A escola campeã União da Ilha da Magia (com o enredo Cuba, sim! Em nome da verdade.) e a vice-campeã Embaixada Copa Lord (com o enredo Enfim… Há mãos e mãos! As tuas, quais são?); e o bloco campeão Dascuia (enredo Turismo 100% na ilha dos manezinhos) e o vice A Nossa Turma (enredo Os signos do zodíaco embalando A Nossa Turma na avenida) ganharão o Troféu Gesuína Adelaide dos Santos na sessão que começa às 19h na Câmara.

Gesuína Adelaide dos Santos, a Dona Gininha, se tornou uma figura conhecida em Florianópolis por sua atuação na Sociedade Cultural e Recreativa Império do Samba, que ele ajudou a fundar em 1971 e da qual foi presidente. Enquanto a escola existiu, Dona Gininha dava sempre um jeito de colocar a Império na rua procurando, com meses de antecedência e livro de ouro em punho, as autoridades do município atrás de doações.

Cantora de coral e filha de Maria da centenária Igreja de Nossa Senhora da Lapa, Gesuína teve contato com o Carnaval desfilando no cordão do Zé Pereira, no Ribeirão da Ilha, e depois na Protegidos, da qual sua filha era componente. Como “saía na corda” nessa agremiação, ela acabou ingressando na Escola de Samba Filhos do Continente, da qual foi presidente por cerca de 20 anos. Dona Gininha faleceu em 2005, aos 85 anos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img