21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Projeto Misturada apresenta A Companhia Gentil

spot_img

Projeto Misturada apresenta A Companhia Gentil

spot_imgspot_img

O Projeto Misturada do dia 19 de outubro traz a Companhia Gentil, formada por alunos do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (CEART/UDESC). O grupo estará a partir das 12h15 no auditório do departamento de Música do CEART. O objetivo do projeto é proporcionar um espaço de vivências e trocas musicais na universidade.

A Companhia Gentil foi formada, em 2008, por François Muleka (violão e voz), Diogo Valente (piano e gaita), Kadu (violino) e Lú Sari (percussão). O repertório traz canções de autoria do compositor François Muleka, como “Jogo de Azar”, “Eclipse”, “Rose Lee Saturno” e “Flor para os cabelos de uma linda moça”.

Suas músicas que exploram as variações de sonoridades, timbres e texturas proporcionadas pela união de piano, violão, gaita, percussão e violino, em arranjos originais criados pelo próprio grupo. Para criar uma atmosfera lúdica e aconchegante, o grupo se utiliza de ambiências com sons da natureza, instrumentos improvisados como garrafas com água e latas de panetone, elementos que transmitem ao público diferentes sensações auditivas. Vários segmentos da música brasileira são contemplados nas composições, bem como suas diversas influências, entre elas a de ritmos africanos como o soukouss, da República Democrática do Congo, não passa despercebida.

O Projeto Misturada é uma iniciativa que faz parte do Programa UDESC Musical . As apresentações ocorrem quinzenalmente, sempre às terças-feiras, entre 12h e 13h, em espaços alternados do Centro de Artes da UDESC.

Integrantes:

François Muleka – Filho de africanos, desde cedo conviveu com a mistura entre a cultura e música africana e o universo do folclore, da pintura, música, danças e literaturas de várias regiões do Brasil. Desde 2001, atua como baixista e violonista nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, onde reside atualmente. Como compositor, tem parcerias com o cantor e compositor baiano Nuno Menezes (uma delas dá nome a seu recente cd “No meu sangue tem dendê”), o escritor Luis Queriqueli, João Amado, Gabriel Veppo, Martin Cohen, entre outros.

Diogo Valente – Diogo Luciano Valente da Silva, 24, nasceu em Curitiba, Paraná. Multi-instrumentista, começou no piano aos oito anos de idade, tendo posteriormente se aproximado do violão e da gaita. Atualmente, Diogo Valente estuda na UDESC, onde cursa Bacharelado em Piano, dá aulas de gaita e participa d’A Companhia Gentil. Ainda se dedica a seu trabalho autoral, compondo blues. Entre os artistas que influenciam seu trabalho estão Jimmi Hendrix, o também gaitista de blues Little Walter e a banda carioca Blues Etílicos.

Kadu – Gaúcho da cidade de São Leopoldo, Kadu teve o primeiro contato com o violino aos onze anos de idade. De lá pra cá, não parou mais. Aos 21 anos, além de aluno do curso de Bacharelado em Violino da UDESC, é integrante d’A Companhia Gentil, da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e da Camerata. Entre suas principais influências estão os brasileiros Lenine e Chico Buarque e o compositor e pianista húngaro
Béla Bartók.

Lú Sari – Catarinense de Joaçaba, iniciou sua vida musical com o piano aos doze anos de idade, mas foi aos dezesseis que conheceu a bateria e a percussão. Atua como professora de musicalização infantil, cursa licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e é percussionista d’A Companhia Gentil

Serviço:

O que: Projeto Misturada com a Companhia Gentil
Quando: 19 de outubro
Horário: 12h15
Onde: no auditório do departamento de Música na UDESC

Entrada Gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img