19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Autoridades celebram novo Centro Cultural de Florianópolis

spot_img

Autoridades celebram novo Centro Cultural de Florianópolis

spot_imgspot_img

Em jantar de confraternização, a importância do Teatro Borges de Mendonça foi destacada.

Na noite da última quinta-feira, 28 de outubro, as Faculdades Borges de Mendonça promoveram um jantar de confraternização em razão da assinatura de contrato do Teatro Borges de Mendonça, novo centro cultural de Florianópolis, que irá funcionar no local do antigo Cine Ritz.

O jantar aconteceu no Bistrô do Hotel Quinta da Bica D’água e estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Gean Loureiro e esposa; o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz e esposa; o Arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger; o Pároco da Catedral Metropolitana, Padre Francisco de Assis Wloch; o Vice-Presidente do Grupo Imperatriz, João Batista Lohn; o Diretor das Faculdades Borges de Mendonça e Decisão, Professor Thomas Fonseca e esposa; além de colaboradores das instituições apoiadoras e demais convidados ilustres.

Após breves palavras de agradecimento, o Professor Thomas abriu a noite de comemoração destacando a importância da revitalização do local, que além de abrigar as Faculdades de Música e Dança Borges de Mendonça, terá disponibilidade para a realização de performances cênicas e pequenos saraus. “Os saraus serão gratuitos à comunidade e vão oportunizar aos inúmeros artistas que aqui residem a possibilidade de expressar todo seu talento. Estes eventos serão o ponto de equilíbrio entre o lado social e o empresarial”, afirmou. Para Dom Murilo, Arcebispo de Florianópolis, como a fé e a cultura sempre caminham juntas, a iniciativa das Faculdades Borges de Mendonça é de extrema importância para a comunidade, pois além de incentivar a cultura, também irá promover a fé através dos eventos promovidos pela Ação Social da Catedral Metropolitana. “Assim estaremos dando passos largos na construção de um futuro melhor”, reforçou.

Segundo Gean Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, o legislativo está honrado em ser um dos parceiros do Teatro Borges de Mendonça. “Hoje Florianópolis tem orgulho de dizer que um ícone histórico da cidade será resgatado, principalmente porque o novo centro cultural irá preservar características do antigo Cine Ritz. O Teatro Borges de Mendonça chega para saciar a ânsia de cultura do nosso povo, e tenho certeza, que será referencial para outras faculdades e empreendimentos similares”, concluiu.

Além de toda a importância cultural para a cidade de Florianópolis, o Teatro Borges de Mendonça também terá outro papel, tão importante quanto promover as mais variadas formas de expressão cultural. “O novo teatro ajudará a revitalizar o centro da cidade, que de uns tempos para cá, sofre de abandono. O projeto de revigoramento já começou com a restauração da Catedral Metropolitana e agora terá continuidade com o funcionamento do teatro”, mencionou o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz.

As autoridades presentes citaram Joinville com um exemplo a ser seguido. Antes a cidade era conhecida como pólo industrial, hoje, devido aos investimentos feitos na área da cultura, e principalmente, com a instalação da Escola do Teatro Bolshoi, Joinville é conhecida como a “Capital da Dança”. “Precisamos trazer os louros de Joinville para Florianópolis”, concluiu o professor Thomas.

O Teatro

O novo centro cultural deve ficar pronto em 12 meses. O prédio de 500 metros quadrados será inteiramente reformado. A fachada será restaurada, preservando as características originais, com as mesmas cores que hoje enaltecem a Catedral Metropolitana. Já o projeto do espaço interno será totalmente ousado, seguindo o conceito de outros centros culturais renomados do país.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img