16.3 C
fpolis
sábado, setembro 25, 2021
cinesytem

Bloco Baiacu de Alguém homenageia os 100 anos do cinema no Carnaval em Florianópolis

spot_img

Bloco Baiacu de Alguém homenageia os 100 anos do cinema no Carnaval em Florianópolis

spot_img

Os desfiles e bailes acontecem nesta sexta e segunda-feira

Charlie Chaplin, Carmen Miranda e outros ícones do cinema serão representados por bonecos no desfile do Baiacu de Alguém, um dos blocos de Carnaval mais animados de Florianópolis. Em homenagem aos 100 anos do cinema, o grupo vai desfilar nesta sexta e segunda-feira a partir das 20h, no Carnaval de rua do bairro Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Embalado pelo samba-enredo “Baiacu vai ao cinema”, o bloco espera reunir neste ano cerca de 500 foliões para os desfiles e os bailes de carnaval. Quem quiser curtir a folia nos dois dias pode comprar a camiseta, que custa R$40 e dá acesso ao baile.

Diversão para todas as idades, a festa vai retratar a situação do cinema em Santa Catarina e valorizar a produção audiovisual no Estado, com cartazes de filmes na avenida e até a projeção de cenas de cinema. Estarão presentes profissionais da área como artistas, produtores, diretores e membros da Cinemateca catarinense.

O tema do bloco deste ano foi inspirado no fato de que a Associação Cultural Baiacu de Alguém tornou-se um cineclube em 2010, credenciado pelo Ministério da Cultura. Todas às quintas-feiras, às 20h, o local exibe sessões de filmes gratuitas, durante todo o ano.

— Nós começamos como um bloco em 1992, e acabamos virando uma fundação cultural em 2007. O projeto é muito maior do que o carnaval, mas nesta época do ano o bloco acaba virando o nosso carro-chefe — explica a coordenadora da associação, Daniela Ribeiro Schneider.

Projetos sociais

Como disse Daniela, a associação vai muito além da folia de carnaval. O Baiacu de Alguém promove atividades voltadas à cidadania, capacitação artística e articulação de uma rede sócio-cultural na comunidade de Santo Antônio de Lisboa.

Através de parcerias com associações de moradores, são oferecidas oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Florianópolis.

— A associação e o bloco se complementam; as crianças das oficinas ajudam na confeccção dos bonecos usados no desfile. Os alunos de aulas de cavaquinho e violão também saem na bateria — conta Daniela.

Serviço

::O quê? Esquenta e desfile na rua de Santo Antônio de Lisboa, seguido de baile de carnaval na sede.

::Quando? Na sexta-feira (04/03) e segunda-feira (07/03), a partir das 20h

::Onde? Na sede da Associação Cultural Baiacu de Alguém – Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis – SC

::Quanto? A camiseta do bloco custa R$40,00 e dá acesso aos bailes de carnaval. Elas podem ser adquiridas na sede do bloco, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h

Mais informações pelo site do Baiacu de Alguém ou pelo telefone (48)3204-8341

spot_img
spot_img

Leia mais