21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Câmara de Florianópolis elege nova mesa diretora nesta terça-feira

spot_img

Câmara de Florianópolis elege nova mesa diretora nesta terça-feira

spot_imgspot_img

Em sessão marcada para às 17 horas, no plenário, a Câmara de Vereadores elege nesta terça-feira (14/12) sua nova mesa diretora para o biênio 2011-2012. Para concorrer aos cargos, os vereadores interessados deverão protocolar junto ao presidente, Gean Loureiro, até o momento de abertura da sessão, a nominata completa dos candidatos a presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

Conforme o artigo 34, parágrafo 2º da Lei Orgânica do Município, a eleição será procedida através de voto aberto e nominal. Na sessão ordinária da noite de hoje (13/12) será colocado em votação o recurso regimental 033/2010, do vereador Jaime Tonello (DEM), que discorda do horário agendado para a eleição e reivindica que a votação seja por escrutínio secreto, em cédula única, impressa, contendo a indicação de cada cargo destacadamente, conforme o artigo 9º da Lei Orgânica do Município.

Independentemente da fórmula (voto aberto ou secreto) a eleição se fará em primeiro escrutínio pelo voto da maioria absoluta dos 16 membros da Câmara. Se não for alcançado por qualquer das nominatas, será realizado um segundo escrutínio, no qual só concorrerão as duas nominatas mais votadas no primeiro, considerando-se eleita a que obtiver maioria simples. Se ocorrer empate, será considerado eleito à presidência o mais idoso dos concorrentes.

De forma oficiosa, já que não há necessidade de apresentação oficial de chapas até o inicio da eleição, a presidência está sendo disputada pelos vereadores João da Bega Itamar da Silveira (PMDB) e Jaime Tonello (DEM). João da Bega é florianopolitano, “manezinho” de São João do Rio Vermelho. Ex-jornaleiro, engraxate, garçom, caminhoneiro e pescador (profissão de seu pai), é graduado em Direito e está exercendo seu quinto mandato. Jaime Tonello é farmacêutico bioquímico. Iniciou sua atuação político-comunitária como sócio fundador do Conselho Comunitário de Saco dos Limões, atuando como presidente da sua Comissão de Saúde. Também foi voluntário e gerente geral do Centro Social Urbano Dom Joaquim Domingues de Oliveira.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img