21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Carnaval fora de época movimenta economia da capital catarinense

spot_img

Carnaval fora de época movimenta economia da capital catarinense

spot_imgspot_img

O Folianópolis, maior micareta do sul do país, tem antecipado a vinda dos turistas para a ilha de Santa Catarina. Movimento que antes se tornava intenso somente em meados de dezembro, início da temporada de verão, agora já começa em novembro, quando os foliões vindos dos quatro cantos do país lotam a cidade.

A sexta edição do Folianópolis, maior carnaval fora de época do sul do país, ainda nem começou, mas já está movimentando a economia do estado de Santa Catarina, principalmente, a da cidade de Florianópolis, local em que acontece o evento. Há menos de um mês para os foliões invadirem a Passarela do Samba Nego Quirido e se deleitarem ao som dos maiores artistas de axé do país, como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Eva e Ivete Sangalo, a rede hoteleira do centro da cidade já comemora o número de leitos ocupados no período em que acontece o evento, dias 12, 13 e 14 de novembro. Um dos hotéis que estão localizados em um ponto estratégico da cidade, o Hotel Majestic, já registra ocupação de 100% para os dias do evento. Outros, como o Floph, no centro da cidade, revelam que assim como nas demais edições do evento, a procura tem sido grande. “A expectativa é boa. Acredito que teremos um aumento significativo na ocupação da rede hoteleira este ano, superando os números do ano passado”, revela o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, João Eduardo Amaral Moritz.

De acordo com dados do Convention & Visitors Bureau, o mês de novembro de 2010 foi o período que mais movimentou a rede hoteleira do centro de Florianópolis, quando foi registrada uma ocupação de cerca de 70% dos quartos. Percentual que só ficou atrás da ocupação registrada na região das praias no mês de janeiro, época de alta temporada, quando cerca de 75% da rede hoteleira estava ocupada. “Devemos esses números a eventos fixos que acontecem em Florianópolis, como o Folianópolis, que traz para a cidade todos os anos mais de cinco mil turistas dos mais variados destinos”, explica o presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Eugênio Neto.

Quem também comemora o sucesso do evento são os restaurantes, que veem o seu movimento praticamente dobrar no período em que a passarela Nego Quirido treme com a animação dos foliões que participam da micareta. De acordo com o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel/SC), Fábio Queiroz, a popularidade do evento, conhecido nacionalmente, aliado ao feriado contribui significativamente com o aumento no movimento dos restaurantes de Florianópolis. “Não temos dúvida de que o evento traz benefícios para a nossa cidade, fator importante para a economia do Estado. A Abrasel apoia o evento e acredita que a longo prazo pode trazer muito mais benefícios para a nossa economia”, garante o presidente.

Embora o sul do país não tenha a tradição de eventos movidos ao ritmo do axé, o Folianópolis tem conseguido entrar nesse rico mercado dos carnavais fora de época, que acaba por incrementar ainda mais o turismo de entretenimento na capital catarinense. De acordo com o diretor artístico do Grupo All, Artêmio Júnior, mais do que três dias de festa, o carnaval fora de época, mobiliza um novo perfil de turistas que vêm primeiramente motivados pelo ritmo das percussões das bandas baianas e depois viram turistas fiéis que voltam ao Estado atraídos por suas belezas e hospitalidade. “O Folianópolis é uma carta de apresentação da cidade. Quem vem curtir o evento sempre acaba voltando em outras épocas para aproveitar as belezas do litoral, passar a virada de ano ou ainda festejar o carnaval”, explica o diretor artístico.

E quem volta ou vem pela primeira vez não poupa dinheiro para se divertir. Segundo um levantamento feito pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, o público do turismo de entretenimento que vem para Florianópolis gasta, em média, R$240 por dia e fica em torno de três dias na cidade. Quando esse turista é estrangeiro, os valores aumentam para US$315 (quase R$600) por pessoa e a média de permanência é de cinco dias. “Apostar no turismo de eventos é investir na cadeia econômica da cidade. Este é um ramo que envolve dezenas de atividades e movimenta o setor de transporte, incluindo táxi e aluguel de carros, além do comércio local”, ressalta Eugênio Neto.

A promoção deste mega evento que é o segundo maior no segmento de lazer privado de Santa Catarina chega a sua sexta edição movimentando na capital catarinense, cifras que ultrapassam a casa dos R$4 milhões ao ano, além de trazer turistas dos quatro cantos do país, já que até o mês de outubro a festa registrou a venda de seus abadás para todos os 27 estados brasileiros. Os três dias de evento também mobilizam dois mil postos de trabalho na cidade entre empregos diretos e indiretos e consolida-se como uma válvula de escape para a sazonalidade, um dos principais problemas que acometem o turismo do litoral catarinense. “Nossa micareta catarinense recebe foliões do Brasil inteiro e inclui nosso estado na rota do carnaval fora de época que movimenta a economia de muitas cidades do País”, esclarece Doreni Caramori Junior, um dos sócios do evento e presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).

Atrações
Para celebrar o aniversário de seis anos, o Folianópolis trará para a sua edição 2011 os três top artistas de axé do Brasil: Chiclete com Banana, Asa de Águia e Ivete Sangalo. Além dos três maiores cachês do ritmo baiano, Tomate, Batom na Cueca e Eva. E, para receber toda a nata do ritmo baiano, o Grupo All, precursores na expansão do axé para o sul do Brasil, preparou uma estrutura bastante diferenciada. A Passarela do Samba Nego Quirido, no centro da capital catarinense, será dividia em arquibancada, bloco e camarotes e terá praça de alimentação, bares, instrumentos de segurança e primeiros socorros, além de um vasto número de banheiros espalhados pelo espaço tornado o local próprio para uma festa do porte do Folia. “Neste aniversário do Folianopolis pensamos em oferecer aos foliões que vêm de todo o Brasil a mais completa das micaretas já vistas no Sul do país”, explica Doreni Caramori Junior, Sócio do Grupo All Entretenimento, que promove a folia.

A festa do dia 12 de novembro, sábado, fica por conta da banda Chiclete com Banana, que leva em sua bagagem 26 anos de muito sucesso e vem acompanhada da alegria da banda Batom na Cueca, autora da música oficial da micareta de Floripa. No domingo, dia 13 de novembro, é hora de curtir o eletrizante encontro de Ivete Sangalo e Tomate. E para fechar o maior carnaval fora de época do sul do país, Durval Lellis e toda a irreverência do Asa de Águia, além de Saulo, da Banda Eva, e seus hits apaixonantes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img