17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Clássicos da literatura em análise na Livrarias Catarinense

spot_img

Clássicos da literatura em análise na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

1984, de George Orwell, e O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, serão analisados em bate-papo com a professora Regina Brasil

No próximo dia 18 de novembro a professora Regina Brasil realiza na Livrarias Catarinense uma análise literária seguida de um bate-papo de dois clássicos da literatura, os livros 1984, de George Orwell, e O Pagador de Promessas, de Dias Gomes.

“A obra 1984, romance de George Orwell, é uma metáfora da sociedade. O enredo acata diversas leituras simples e complexas, desde a crítica ao totalitarismo até a paradoxal sensação de segurança imposta pela observação constante dos membros da sociedade”, declara Regina Brasil.

Em O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, o leitor se depara com o interessante retrato da miscigenação religiosa brasileira. O livro tem como maior preocupação destacar a sincera ingenuidade e devoção do povo, em oposição à burocratização imposta pelo sistema católico em sua organização interior. Regina explica que “O texto de Dias Gomes tem nítidos propósitos de evidenciar certas questões sócio-culturais da vida brasileira, em detrimento do aprofundamento psicológico de seus personagens”.

Segundo a professora, a ideia desses encontros surgiu da busca por uma série de títulos que deveriam fazer parte da bagagem cultural básica da população. “O objetivo é decodificar as obras para os leitores que muitas vezes por falta de tempo ou base não conseguem se dedicar a uma leitura mais profunda”, comenta.

Entre as temáticas relacionadas às duas obras, destaque para a atuação da mídia, política, opressão, dominação, totalitarismo e futuro da humanidade. “Pretendo fazer com que o público perceba que uma obra de arte – música, pintura, escultura, literatura – comporta bem mais que um simples passar de olhos. Tento mostrar ao leitor a mágica do criar, da arte, da reprodução da realidade feita nas páginas dos livros”, afirma a palestrante.

Quando questionada sobre a relação das obras com a sociedade atual, Regina é direta: “Um clássico é universal, eterno, mantém sempre ligações com a sociedade, já que é dela que tira sua semente, seu grão e seu produto. É sempre pelo e para o homem que a obra é feita”.

Sobre a palestrante

Regina Brasil é professora, graduada em Letras Italiano-Português pela UFSC. Apesar do vasto conhecimento em gramática da língua portuguesa e em idiomas como italiano e inglês, Regina se rendeu a sua paixão pela literatura a mais de 20 anos.

Atualmente é professora do Ensino Médio, atuando na preparação para o vestibular, lecionando também em cursos de Comunicação e Arte, onde busca trabalhar a literatura com seriedade, apresentando a seus alunos um mundo paralelo repleto de emoções e novas sensações existentes nas obras literárias.

Sobre o evento

A análise literária dos clássicos 1984, de George Orwell, e O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, será no próximo dia 18 de novembro, às 19h, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img