18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Concerto da Orquestra Escola abre programação natalina na cidade

spot_img

Concerto da Orquestra Escola abre programação natalina na cidade

spot_imgspot_img

A Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) abre nesta quinta-feira (2/12), no Largo da Catedral, a programação natalina da cidade. O concerto ao ar livre, às 20h, com participação de alunos e professores, terá um repertório especial de Natal mesclado com obras de renomados compositores brasileiros e estrangeiros. O encerramento será com o “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis, de autoria de Claudio Alvim Barbosa, o poeta Zininho.

Até 23 de dezembro mais de 50 atividades culturais – envolvendo teatro, música e artes visuais – serão oferecidas para espalhar pela cidade o clima do Natal. Além de apresentações da Orquestra Escola, o calendário da Fundação Franklin Cascaes abrange a circulação de um espetáculo teatral natalino, mostra internacional de presépios, apresentações musicais em comunidades da Ilha e região continental, inauguração do presépio natural na Praça 15 de Novembro e exposição temática itinerante.

Afinada com a cidadania

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da música, atendendo atualmente cerca de 130 alunos em oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. Realizado gratuitamente, o projeto conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e supervisão técnica da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

A iniciativa abrange o ensino musical por meio de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, estudos bibliográficos, palestras, apresentações e concertos. Após dois anos de formação, os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores das turmas ou ainda seguem carreira profissional na área musical.

Serviço:

O quê: Concerto da Orquestra Escola da FCFFC
Abertura da Programação de Natal 2010

Quando: quinta-feira (2/12) – 20h

Onde: Largo da Catedral

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img