23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Desafio de viabilizar projetos culturais é tema de colóquio em Florianópolis

spot_img

Desafio de viabilizar projetos culturais é tema de colóquio em Florianópolis

spot_imgspot_img

Os desafios da classe artística para viabilizar projetos culturais e o investimento na cultura como ação de responsabilidade social das empresas são tema de dois eventos promovidos nesta segunda-feira (14/03), pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com participação do consultor e gestor cultural Rogério Carnasciali. O encontro com artistas e produtores culturais acontece das 9h às 17h, no Teatro da UBRO, e a palestra com empresários ocorre às 19h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), no Centro. A programação é gratuita e faz parte das comemorações do aniversário da cidade.

As inscrições para o Colóquio ‘O Desafio de Viabilizar Projetos Culturais’ podem ser feitas no Teatro da UBRO, a partir das 8h30, limitadas ao total de 100 participantes. Das 9h às 12h e das 14h às 17h, serão discutidas questões como a interface da cultura com o turismo, saúde, educação, meio ambiente e trabalho; adoção de ferramentas úteis para gestão de um projeto cultural; pontos críticos a serem superados na administração das propostas; e diferentes mecanismos de financiamento para a cultura, entre outros temas. A coordenação dos eventos é da Gerência de Promoção Cultural e Projetos da Fundação Franklin Cascaes.

Na palestra com a classe empresarial, no auditório da ACIF, a ideia é mostrar a importância da responsabilidade social da empresa para com a sociedade em geral e os consumidores; vantagens que o investimento na cultura proporciona para fortalecimento da marca e melhoria da imagem institucional das empresas; retorno financeiro gerado pelo investimento cultural – aumento na venda de produtos ou incentivos fiscais obtidos – entre outros assuntos de interesse do setor.

Experiência em gestão

Formado em Marketing pela Universidade Candido Mendes e Pós Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, Rogério Carnasciali é gestor e produtor cultural. Atualmente realiza, por meio Ministério da Cultura, trabalhos de capacitação para gestores públicos e privados que atuam na área cultural e é consultor em projetos socioculturais da Tecnologia SESI de Investimentos Culturais, para a CNI/SESI em 23 estados do Brasil, além de ser assessor cultural da Prefeitura de Rolândia (PR).

Desde 1995, Carnascialli realiza projetos culturais por meio da Lei Rouanet, tendo sido gestor do Instituto Cultural Cidade Viva (RJ) para aplicação do Diagnóstico sobre Mercado Cultural, abrangendo nove estados brasileiros. Foi ainda responsável pela aplicação dos módulos sobre a Lei de Incentivo à Cultura no Curso de Engenharia Cultural do Instituto Cultural Cidade Viva (RJ) em 11 estados, totalizando 36 cursos, 12 fóruns e 16 seminários sobre empreendimento cultural (1998 a 2002).

Atuou como produtor executivo e Assessor de Marketing do Centro de Promoção Musical (CPM), Genebra, Suíça (1990 a 1993) em mais de 400 apresentações de grandes nomes da música mundial. Pela Escola Candido Mendes de Gestão Cultural, Rogério Carnasciali foi professor de Legislação de Incentivos à Cultura e coordenou o trabalho de elaboração de um modelo da Lei Municipal de Incentivo a Cultura para municípios do Rio de Janeiro.
Foi idealizador e gestor do projeto em homenagem a Augusto dos Anjos – iniciativa reconhecida pela Academia Brasileira de Letras – participando também na produção e edição de oito livros. Atuou ainda como Gerente de Marketing Cultural da FIRJAN, coordenando atividades culturais, entre elas, as ações relativas ao Ano do Brasil na França (2005).

Como produtor cultural, idealizou e produziu os projetos ‘Maceió Jazz Fetival’ (seis edições), ‘Música no Circo’ e ‘Música na Praia’, em Maceió (AL) e atuou como gestor do ‘Festival Vale do Café’, em Vassouras (RJ). Atualmente coordena o ‘7º Maceió Jazz Festival’ e o ‘Festival de Música de Rolândia’.

Serviço:

O Quê: ‘O Desafio de Viabilizar Projetos Culturais’
Colóquio com Proponentes Culturais

Quando: segunda-feira (14/03) – 9h às 12h e 14h às 17h

Onde: Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO)
Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro
Fundos do Colégio Bom Jesus
(48) 3222-0529

Quanto: inscrições gratuitas no local, a partir das 8h30

O Quê: ‘Projetos Culturais e Responsabilidade Social’
Palestra com Empresários

Quando: segunda-feira (14/03) – 19h30

Onde: Auditório da associação Comercial e Industrial de Fpolis (ACIF)
Rua Emílio Blum nº 121 – Centro

Quanto: gratuito

Informações: Gerência de Promoção Cultural e Projetos/FCFFC
(48) 3324-1415

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img