17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Educação promove evento sobre diversidade etnicorracial

spot_img

Educação promove evento sobre diversidade etnicorracial

spot_imgspot_img

Seminário será na próxima semana em hotel da capital

A Secretaria de Educação de Florianópolis irá realizar o VI Seminário de Diversidade Etnicorracial da rede de ensino. O evento, que tem como principal objetivo discutir ações político-pedagógicas para o desenvolvimento da educação das relações etnicorraciais, será nos dias 18 e 19 de novembro, das 8h30 às 17h, no Morro das Pedras Praia Hotel.

O tema deste ano é “A Educação das Relações Etnicorraciais : encontros com a diversidade”.

Durante o seminário haverá palestras e relatos de experiências desenvolvidas na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Complementar, Educação de Jovens e Adultos, Centros de Educação Complementar, ONG´s e entidades conveniadas.

Palestras

Na quinta-feira (18/11), o palestrante Paulino de Jesus Cardoso, Doutor em História e Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Comunidade da UDESC, abordará a lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio, assim como a lei 11.645/08, que inclui no currículo o ensino de História e Cultura Indígena.

O evento contará ainda com a palestra “A questão indígena no âmbito da Educação das relações etinicorraciais: Reflexões para o Projeto Político Pedagógico”, que ocorrerá na sexta-feira (19/11). As ministrantes serão Silvia Maria de Oliveira, Mestre em Educação e membro da Comissão de apoio aos Povos Indígenas e Maria Dorothea Post Darella, Doutora em Antropologia (Museu da UFSC). No mesmo dia haverá a palestra “Africanidades Catarinenses: Implicações nas práticas pedagógicas, com Jeruse Maria Romão – Mestre em Educação e Consultora em Educação das Relações Etnicorraciais.

No seminário também haverá a apresentação cultural “Contos Africanos”, com a professora da Capital, Fabrícia Brito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img