22.6 C
fpolis
domingo, novembro 28, 2021
cinesytem

Encontro de Líderes: FCDL/SC presta homenagem a Samuel Schubert uma das principais lideranças do varejo catarinense

spot_img

Encontro de Líderes: FCDL/SC presta homenagem a Samuel Schubert uma das principais lideranças do varejo catarinense

spot_img

Comenda criada em seu nome será entregue a personalidades pela contribuição ao comércio nesta sexta-feira (14) na abertura do evento em Florianópolis

Primeiro catarinense a presidir a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Samuel Schubert receberá uma homenagem in memoriam da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), durante o Encontro de Líderes Lojistas, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, de 14 a 15 de outubro. Uma comenda com o seu nome foi criada pela Federação e será entregue na abertura do evento a três personalidades que contribuem com o varejo catarinense – jornalista Estela Benetti, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD).
Schubert, que faleceu em 1993 com apenas 45 anos, se destacou desde jovem como uma liderança no movimento lojista. Aos 30 anos, já presidia a CDL de Joinville e aos 32 foi eleito presidente da FCDL SC. Entre 1982 e 1986, esteve à frente da CNDL, um marco para o varejo catarinense. “Samuel representou e defendeu o segmento como poucos. Temos muito a aprender e se inspirar na história deste homem que deixou um grande legado para todos”, enfatiza Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC.

Lotar Dieter Mass, sucessor de Schubert na Federação, lembra da sua importante atuação nos tempos da hiperinflação. “Naquele momento difícil para os comerciantes, ele conseguiu transmitir posicionamentos úteis de como se defender da instabilidade”, evidencia. Mas acrescenta que Samuel foi o idealizador da campanha “Diga Não a Inflação” lançada em Santa Catarina para esclarecer a população sobre os motivos causadores da oscilação de preços.

Graduado em Economia, Schubert pautou sua formação acadêmica no incremento do comércio, ao realizar cursos de Busines Administration pela Universidade da Califórnia, USA. Também participou de vários congressos mundiais em países da Europa, nos Estados Unidos, Alemanha, África do Sul e Israel. Atuou muitos anos como diretor dos Supermercados Riachuelo, da Marisol e prestou assessoria em várias empresas do Brasil.

Ao relembrar do pai, Karen Schubert, uma de suas duas filhas, o descreve como uma pessoa muito além do seu tempo. “Ele era um homem de visão. Ao ler os artigos que produziu na década de 1980 vejo que muitos deles ainda são atuais. Ele também tinha um olhar diferenciado para a gestão. Uma das suas preocupações era valorizar os colaboradores”, evidencia. Outra de suas características destacadas por Karen era a dedicação. “Tanto no trabalho, como em casa, na função de pai e marido, ele era exemplar”, conta. Séfora Schubert, outra filha do casamento com Mari Lourdes Cabral Schubert, diz que a família está muito honrada com a homenagem. “Depois de tanto tempo, lembrar de tudo que ele fez, deixa a gente muito feliz”, afirma. Contemporâneo de Samuel, Lotar considera o reconhecimento justo, pelo que ele representou para o varejo brasileiro e estadual. “Schubert teve atuação decisiva para o crescimento e consolidação do movimento lojista catarinense e nacional”, ressalta.

Sobre o Encontro de Líderes – O evento que está na 13º edição já se tornou referência na capacitação e autodesenvolvimento dos varejistas catarinenses. A programação inclui atividades práticas de competitividade e liderança. O tema central dos debates será o desafio de liderar na era da mudança. Segundo Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, os presidentes e diretores das Câmaras de Dirigentes Lojistas precisam estar atentos e preparados para as transformações. “O varejo, o mercado, a economia e a própria sociedade são muito dinâmicos, por isso, é importante manter-se atualizado”, destaca. Gestão, qualidade e inovação estão entre os assuntos a serem discutidos.

spot_img
spot_img