15.1 C
fpolis
sexta-feira, julho 1, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

FFC Publicações promove sessão de autógrafos na Feira do Livro

FFC Publicações promove sessão de autógrafos na Feira do Livro

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) está presente na 25ª Feira do Livro, no Largo da Alfândega, com uma mostra de 33 títulos publicados com patrocínio ou apoio da instituição por meio de leis de incentivo à cultura ou pelo selo editorial FFC Publicações. Neste sábado (13/11), às 11h, será apresentado ao público o mais recente lançamento da editora – o livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, que terá sessão de autógrafos com a pesquisadora e escritora Telma Piacentini.

Além de livros, CDs e DVDs disponíveis para venda, permuta ou doação, o estande da Fundação Franklin Cascaes na feira do livro também coloca à disposição dos visitantes o banco de imagens da Casa da Memória/FCFFC, que guarda importante acervo fotográfico sobre o patrimônio arquitetônico da cidade em diferentes épocas.

Brincando com Cascaes

O livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina” é o décimo título do selo editorial FFC Publicações, criado em 2008. A obra integra a Coleção Cascaes, que inclui outros três livros: “13 Cascaes”, organizado por Flávio José Cardozo e Salim Miguel; “Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes”, de Péricles Prade; e “Crônicas de Cascaes”, uma antologia dos artigos do etnógrafo publicados na imprensa local de 1956 a 1959.

A obra de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista catarinense, retratando brincadeiras de roda, pião, pandorga, bola de gude, cavalinho de bambu, roda de aro e batizado de boneca, entre outros passatempos e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Segundo a autora, há uma ligação entre os temas das obras de Cascaes e os jogos lúdicos retratados por artistas como Bruegel, Luca Cranach e Portinari.

Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro apresenta ainda verbetes explicativos sobre as brincadeiras citadas. O trabalho foi feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares para relembrar os passatempos da infância. O livro traz também imagens de seis esculturas em lâminas avulsas reproduzindo o tema a partir de peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, na UFSC.

Telma Anita Piacentini nasceu em Nova Veneza, SC, em 1947. Possui doutorados em Educação (USP) e em Pesquisa na Universitá Degli Studi de Ferrara (Itália) e, no mesmo campo de pesquisa, foi uma das criadoras do Museu do Brinquedo da UFSC, onde é professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFSC). A artista também se dedica à pintura, desenho e gravura.

Serviço:

O Quê: Sessão de autógrafos da escritora Telma Piacentini
Autora do Livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”
FFC Publicações

Quando: sábado (13/11) – 11h

Onde: 25ª Feira do Livro de Florianópolis
Largo da Alfândega – Centro

spot_img