23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia encontro Sul Brasileiro sobre doenças reumáticas

spot_img

Florianópolis sedia encontro Sul Brasileiro sobre doenças reumáticas

spot_imgspot_img

Evento contará com atividades gratuitas, voltadas à comunidade e aos médicos da rede pública de saúde.

As doenças reumáticas afetam milhões de brasileiros e estão entre os principais males que geram afastamento do trabalho e pedidos de aposentadoria por invalidez, no Brasil. Para discutir temas como o papel do reumatologista, avanços no diagnóstico e como tratar os diferentes tipos de reumatismos, entre outros assuntos, especialistas de diversos lugares do país e exterior participarão da Jornada Cone Sul de Reumatologia, entre os dias 13 e 15 de outubro, na Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis.

A programação conta ainda com atividades, destinadas à população e também aos clínicos da rede pública, ambas, no dia 12 de outubro, das 9h às 12h no Hotel Majestic. A palestra “O que devemos saber sobre artrites e outras doenças reumáticas” é aberta ao público, mediante inscrição via telefonica. Na ocasião, os participantes poderão esclarecer suas dúvidas com os reumatologistas palestrantes. As vagas são limitadas a 80 pessoas.

Já a capacitação para os médicos da rede pública de saúde tem como objetivo ensinar como diagnosticar, encaminhar e tratar diversas doenças reumáticas com o foco na rede pública, além de direcionar o atendimento médico para o tratamento correto do paciente. As inscrições são limitas e estão abertas até esta quarta-feira, dia 5 de outubro.

As inscrições para as duas atividades podem ser feitas pelo telefone (48) 3322-1021 ou pelo celular (48) 8824-1670.

Sobre o reumatismo

De acordo com a Sociedade de Reumatologia, existem mais de cem tipos de doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo, que podem ser atribuídas como patologias reumáticas. Dores nas juntas dos punhos podem ser sintoma de uma simples tendinite, de um problema da coluna ou até de artrite reumatóide, doença que acomete as articulações e que pode causar deformidades físicas e incapacidade funcional até para atividades rotineiras, como fechar o botão de uma blusa. Existem inúmeras doenças que comprometem os músculos, ossos e as articulações. Entre as patologias mais comuns estão a artrite, inflamação que ataca as juntas, a fibromialgia, que se caracteriza pela dor generalizada nos músculos e a osteoporose, um problema que leva a fragilidadenos ossos e maior chance de fraturas. Os médicos alertam para a importância do diagnóstico precoce, para minimizar o sofrimento do paciente, que deve receber tratamento contínuo.

O quê: Jornada do Cone Sul de Reumatologia de 2011
Onde: Centro de Convenções da Associação Catarinense de Medicina. Rod SC 401, 3854 – Saco Grande/ Florianópolis
Quando: 13 a 15 de outubro de 2011

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img