15 C
fpolis
quinta-feira, maio 19, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Funcine lança ASP.DOC na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Funcine lança ASP.DOC na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

Documentário foi realizado com recursos do 5º Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão

O documentário sobre o artista Carlos Asp,contemplado pelo 5º Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão, é a primeira realização audiovisual da produtora Corpo Editorial e será lançado na FCBadesc no dia 9, às 19h. O fio condutor do filme é a fala do próprio artista, que relata sua trajetória, seu processo de trabalho, suas reflexões sobre desenho e experiências de vida. A narrativa verbal é entrelaçada a uma narrativa imagética composta por tomadas de lugares, objetos e obras significativas para Asp, incluindo imagens captadas pelo próprio artista em Super 8 na Praia do Matadeiro.

Antes da exibição do documentário, haverá uma conversa com as realizadoras Ana Lucia Vilela, Aline Dias e Julia Amaral. Formadas na área de artes visuais, elas optaram por assumir sua relação de amizade com o artista na construção do filme. Foi uma tentativa de problematizar a suposta imparcialidade de um documentário, explorando o modo como a relação entre sujeito e objeto atua na construção da narrativa cinematográfica.

Carlos Asp, nascido em Porto Alegre, em 1949, vive e trabalha em Florianópolis desde a década de 70. Sua trajetória no campo das artes visuais iniciou-se na década de 60/70, com participação no Jovem Arte Contemporânea, projeto pioneiro com ênfase na arte conceitual realizado pelo MAC-USP. Também atuou como professor no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC) e na Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Vem mostrando seu trabalho em exposições marcantes na história recente da arte brasileira, como o Salão Nacional de Artes Plásticas promovido pela Funarte nos anos 80. Na última década, realizou mostra individual no Museu Victor Meirelles, Fundação Cultural Badesc, SESC-SC e Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo.

A pesquisa artística de Carlos Asp se desenvolve de forma peculiar a partir dodesenho, explorando campos de cor, planos, recortes e suportes variados. O artista também trabalha com a relação entre desenho e palavra.

Serviço

O que Lançamento do documentário ASP.DOC
Quando Dia 9, às 19h
Onde Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216. Centro, Florianópolis
Quanto Entrada gratuita

spot_img