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sexta-feira, abril 26, 2024
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Governo do Estado apresenta a 4ª ponte de Florianópolis

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Governo do Estado apresenta a 4ª ponte de Florianópolis

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Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da Grande Florianópolis, a nova ligação Ilha-Continente foi apresentada, nesta segunda-feira (7), pelo governador Raimundo Colombo e pelo vice Eduardo Pinho Moreira em entrevista coletiva à imprensa, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. No evento, Colombo autorizou a liberação do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), Projeto básico e Plano de Negócios para a construção da 4ª ligação Ilha-Continente-BR 101. O total de investimento para o complexo está estimado em R$ 1,1 bilhão e deverá ser concluído em duas etapas. A primeira em 2014 e a segunda até 2016.

O governador disse que a mobilidade urbana não é um problema exclusivo de Florianópolis. “Essa questão de mobilidade urbana passou a ser um drama para todas as pessoas, em todas as cidades do Brasil. A nova ligação Ilha-Continente de Florianópolis é fundamental para o desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, do Estado. Não podemos mais esperar”, enfatizou Colombo.

A nova ponte terá oito pistas, com 45 metros de largura e 1,6 km de comprimento, passarela para pedestres e ciclovias em toda a extensão da via, no mesmo nível da pista de carros. A extensão total do acesso, incluindo a ponte, é de 8,5 km e o projeto também prevê uma via expressa, de alta velocidade, com acesso a BR-101. O trânsito local será feito por vias marginais e o acesso do sistema viário à via expressa será feito por viadutos.

Toda a construção do sistema viário ficará sobre um aterro hidráulico de 2,7 milhões de metros quadrados, sendo 70% de área comum e 30% de área privada que poderá ser comercializada por empreendedores que financiarão a obra, em modelo de Parceria Pública Privada (PPP). “É uma obra viável economicamente e que trará bastante beneficio à população”, informou o governador.

Trajeto

O sistema viário contará com uma Via Expressa, permitindo a ligação da BR-101 ao Norte até a Avenida Beira-mar Norte. Além de uma via local integrando a Via Expressa aos bairros de São José e da região continental de Florianópolis. Toda a via contará com um programa de arborização urbana, paisagismo adequado, sendo 30% do total do aterro com áreas verdes; além de grandes parques metropolitanos com 80 hectares, bolsões de estacionamentos e áreas de lazer. A população terá à disposição pista de caminhada, área para prática de esportes, praças, marinas e concha acústica.

O projeto chama a atenção por não interferir no trânsito da Grande Florianópolis, e questões complexas, como as desapropriações, só devem ocorrer quando as obras chegarem até a BR-101. O impacto ambiental é considerado pequeno, visto que a área já é amplamente humanizada. “Sem dúvida é um grande empreendimento para a Grande Florianópolis, que fará crescer a região e trazer oportunidade de emprego. Essa obra será um exemplo”, destacou o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

Cronograma

Dezembro de 2011 – Definição da empresa que fará os estudos conforme edital (Lei nº 8.666).

Junho de 2012 – Prazo de conclusão do Projeto básico, EIA-Rima e Plano de Negócios.

Setembro de 2012 – Começo das obras.

Setembro de 2014 – Conclusão da ponte e da ligação com o sistema viário do Estreito.

Março de 2016 – Conclusão do aterro e todas as obras de acesso a BR 101 e ao trânsito local.

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