23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Hospital Regional aposta no atendimento humanizado

spot_img

Hospital Regional aposta no atendimento humanizado

spot_imgspot_img

Se alguém pensa que hospital é ambiente apenas para tratamento de doenças,
pode se surpreender com a realidade do dia a dia no Hospital Regional de
São José, que além de registrar uma média de 16 mil atendimentos mensais
nos quatro setores da Emergência e 6 mil no ambulatório, oferece também
serviços na área de educação, como cursos do ensino fundamental e de nível
médio destinado aos seus funcionários, pacientes e extensivo às pessoas
da própria comunidade.

Os cursos são realizados pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos
(CEJA) criado pelo hospital, com o apoio e reconhecimento da Secretaria de
Estado da Educação. A iniciativa está baseada na Política de Humanização
preconizada pela instituição de saúde.

Esses cursos fazem parte da Política Nacional de Humanização (PNH)
implantada no hospital desde 2006. A coordenadora da PNH do Hospital
Regional de São José, Helena Márcia Kretzer, destaca a importância da
humanização do atendimento para melhorar a integração entre pacientes,
familiares e também valorizar os funcionários no ambiente de trabalho, a
fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados.

“A Política de Humanização tem o objetivo de aperfeiçoar a relação entre
paciente e servidor. Temos a preocupação de cuidar de quem cuida. Um
exemplo é o servidor José Osvaldo da Silva, 57 anos, que trabalha há 23 na
rouparia e decidiu voltar a estudar”, observa Helena Márcia.

Diz o ditado que nunca é tarde para aprender. E José prova que isso é
verdade confirmando, orgulhoso, a conclusão do curso do ensino fundamental
com outros 29 alunos nesta sexta-feira (15). “Eu estou muito contente com
o curso oferecido pelo hospital, pois aprendi um pouco mais, mesmo tendo
abandonado a escola há muito tempo. O importante é que aos 57 anos tive o
apoio da família e hoje sou motivo de orgulho para ela. Nunca faltei uma
aula e agradeço ao hospital pela oportunidade”, comenta o funcionário.

Além dos cursos, o setor de Humanização também oferece durante a semana,
serviços gratuitos de terapia ocupacional, corte de cabelo, limpeza de
pele e massagem, naturopatia, Arte Mahikari e Yoga. Um dos destaques da
programação fica por conta do Carrinho da Cultura, que percorre todas as
unidades do hospital duas vezes por dia, distribuindo livros e revistas
aos pacientes, familiares e funcionários.

Para Kretzer, o Carrinho da Cultura ajuda a diminuir o fluxo de pessoas
nos corredores, principalmente entre uma ala e outra, contribuindo para
reduzir o risco de contaminação hospitalar. “Esses serviços oferecidos
pelo setor de Humanização acabam beneficiando os acompanhantes dos
pacientes que, em função do estresse vivido nos cuidados com o doente,
também acabam desenvolvendo algum tipo de doença. Por isso sabemos da
importância de cuidar bem desse grupo de pessoas”, finaliza a
coordenadora.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img