Momento Itália/Brasil já tem comemorações em Florianópolis

VariedadesMomento Itália/Brasil já tem comemorações em Florianópolis

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Compartilhe

Ano da Itália no País só começa em 2011, mas até dezembro atividades culturais estão programadas no restaurante Macarronada Italiana

Depois do ano da França, comemorado em 2009, em 2011 será a vez da Itália. Denominado de Momento Itália/Brasil, pois a palavra “momento” tem o mesmo significado em ambas as línguas, as homenagens ao país que mais trouxe imigrantes para o Brasil já começaram em Florianópolis. O restaurante Macarronada Italiana não perdeu tempo e, de outubro até dezembro, planejou comemorações antecipadas.
“O Ano da Itália no Brasil tem como objetivo trabalhar em parceria com organizações brasileiras, para celebrar o que existe de comum entre os dois povos”, explica Ézio Librizzi, italiano radicado no Brasil há 31 anos e ex-vice-cônsul honorário da Itália. Librizzi imigrou para o Brasil aos 25 anos, e lançou na Ilha de Santa Catarina a ideia de cozinha segmentada, em 1979, com a abertura do restaurante Macarronada Italiana.

Desde setembro, um projeto cultural para o estabelecimento foi idealizado e desenvolvido pela produtora cultural Brunna Borghezan. Escolhidos por Brunna, três artistas de vertentes diferentes vão expor seus trabalhos nas casas da av. Beira-Mar, Lagoa da Conceição e Kobrasol, até dezembro deste ano. Um por vez, Gabriela Luft, Beta Monfroni e André Motta, respectivamente, trarão quadros paisagistas, abstratos e fotografias, todos com temática italiana. No caso do fotógrafo André Motta, as fotos foram clicadas na Itália.

“A proposta estimula o cidadão a resgatar suas origens, uma vez que a grande maioria da nossa população é descendente de italianos, e adentrar ao pensamento embasado a arte, representada em três modalidades distintas”, explica Brunna. Além das exposições, também fazem parte do projeto cartões-postais temáticos do Momento Itália/Brasil, que poderão ser enviados para qualquer parte do mundo, com o selo por conta do restaurante.

Com uma vasta programação de gastronomia, cinema e música, as comemorações oficiais do ano da Itália no Brasil têm início em 2011, e apresentam ótimas oportunidades para o intercâmbio de ideias e trocas de experiências. É a primeira vez na história dos dois países que essa parceria ocorre.