18.7 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Florianópolis comemora 5ª Semana Mundial da Filosofia

Florianópolis comemora 5ª Semana Mundial da Filosofia

spot_imgspot_img

De 22 a 28 de novembro, acontecerá em Florianópolis a Exposição “Civilizações & Filosofia”, que abordará o tema do Renascimento, em comemoração a 5ª Semana Mundial da Filosofia, promovida pela Associação Cultural Nova Acrópole.

Inserida no contexto do desenvolvimento das Civilizações, a Renascença será mostrada como parte de um ciclo contínuo de florescimento, expansão, retração e recolhimento que acontece dentro das sociedades humanas e que pode ser simbolicamente comparado à própria natureza ao longo das estações do ano.

Assim, por meio de um passeio pela Primavera, pelo Verão, pelo Outono e pelo Inverno das Civilizações o visitante poderá compreender como o conhecimento e a sabedoria são preservados através dos séculos e transmitidos para as novas gerações até que possam novamente Renascer. Impulsionando esses ciclos, está a dinâmica entre as culturas Oriental e Ocidental, que, ao se complementarem, amplificam esses momentos de florescimento.

Dessa forma, a exposição é um convite ao aprofundamento dos conceitos sobre Renascimento e uma visão mais filosófica a respeito da história e da cultura.

19:00 – Palestras e programação cultural
A cada dia será apresentado um tema ligado ao Renascimento ou uma apresentação musical.

22/11 A proposta de uma Nova Renascença
23/11 As Idades Médias e as Crises dos Valores Humanos
24/11 Centro Musical Wagner Segura
25/11 A Inteligência Genial e o Renascimento Cultural
26/11 A Herança das Grandes Civilizações
27/11 A Tradição e a Transmissão da Sabedoria
28/11 A Contribuição das Escolas de Filosofia para um Renascimento Cultural

Dia Internacional da Filosofia – as sedes da Nova Acrópole em todo o mundo aceitaram por mais este ano o convite da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que celebra, desde 2001, o Dia Internacional da Filosofia. Os eventos desenvolvidos nos diferentes países, onde está presente Nova Acrópole, levaram a filosofia a diversos públicos das mais variadas formas, com notável criatividade. No Brasil, a 4ª Semana Mundial da Filosofia homenageou as grandes civilizações e o entrelaçamento delas com as Escolas de Filosofia por meio de uma exposição.

Nova Acrópole – é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social. Foi fundada em 1957 em Buenos Aires pelo Professor Jorge Angel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo. A Filosofia que promove é sobretudo uma maneira de viver, que está ao alcance de qualquer pessoa, na qual se põe em prática o ensinamento dos grandes sábios de todos os tempos. A aplicação deste conhecimento traz como conseqüência um indivíduo melhor, capaz de construir um mundo também melhor. A experiência filosófica sustenta um modelo de cultura ativa e participativa, que coloca em jogo as qualidades de cada pessoa, amplia o horizonte mental e se abre a todas as manifestações do espírito.

Associação Cultural Nova Acrópole
Rua Hermann Blumenau, 215 – Centro
www.nova-acropole.org.br
3324-0849

spot_img