23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Mutirão inicia mudanças no Maciço do Morro da Cruz

spot_img

Mutirão inicia mudanças no Maciço do Morro da Cruz

spot_imgspot_img

A ação é realizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal e o governo do Estado

Nos dias 20 e 21 de novembro, será realizado um mutirão dos moradores do Maciço do Morro da Cruz para realizar um sonho comunitário. O projeto é construir um espaço de convivência e lazer para toda a população da região – o Projeto Oasis.

A recuperação ou construção de bibliotecas, centros culturais multiuso e os Espaços Mais Cultura são apoiadas pelo Ministério da Cultura. A iniciativa faz parte do Programa Mais Cultura, que objetiva atender comunidades de periferias e ou pequenos municípios que dispõem de poucos ou nenhum equipamento cultural. A ação é realizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal e o governo do Estado.

O mutirão, que será realizado na comunidade Mont Serrat, no terreno ao lado Escola de Ensino Básico Lúcia do Livramento Mayvorme, é mais uma maneira de unir os moradores. O objetivo também é transmitir a ideia de que os projetos desenvolvidos em união e que valorizam os talentos locais podem tornar mais fácil a realização dos sonhos coletivos.

No domingo (21), as habilidades da comunidade serão apresentadas em um evento cultural, com desfile de produtos customizados pelas mulheres e crianças que confeccionam artesanato. Esse desfile pretende destacar os talentos da comunidade e fomentar a economia local por meio do artesanato, reciclagem, grupos musicais e serviço de cabeleireiros destinados a população negra.

Florianópolis foi escolhida como cidade-sede para a capacitação de líderes comunitários do sul e sudeste do Brasil. Desde o dia 16 de novembro estão ocorrendo atividade na capital catarinense a fim capacitar líderes comunitários de cinco cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Uma metodologia para mobilização social em torno dos espaços culturais a serem equipados está sendo transmitida aos participantes, que poderão replicar a metodologia nas suas respectivas comunidades.

O encerramento do evento ocorre na segunda-feira (22), quando será feita uma avaliação das atividades e o início do desenvolvimento de um desenho de estratégias a ser aplicado em cada localidade.No caso de Florianópolis o foco está sendo a região que recebe obras do PAC, o Maciço do Morro da Cruz, que já tem seu Espaço Mais Cultura instalado na Fundação Vidal Ramos. O espaço receberá material de alta tecnologia para um curso técnico de animação, oferecido a jovens do Maciço.

A população está convidada a participar e a assistir as atividades. A ação é marca do início das mudanças nas comunidades catarinenses e do Sul do Brasil.


O quê: Mutirão do Programa Mais Cultura
Quando: 20 e 21/11
Onde: comunidade Monte Serrat, Maciço Morro da Cruz, Florianópolis – SC. Ponto de encontro: Escola Básica Lúcia do Livramento Mayvorme, à Rua Gal Vieira Rosa, 1050.
Contato: (48) 9929-6909 Cláudia

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img