18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Oeste Fest resgata cultura oestina na Grande Florianópolis dia 19 de novembro

spot_img

Oeste Fest resgata cultura oestina na Grande Florianópolis dia 19 de novembro

spot_imgspot_img

Oeste Fest, evento de resgate da cultura e tradição oestina, marcado para este sábado, 24 de setembro, foi transferido para 19 de novembro. A organização esclarece que a programação cultural foi mantida, inclusive com a apresentação do Grupo Candieiro.

Com o objetivo de reunir os oestinos que residem no Litoral do Estado, Biguaçu receberá o Oeste Fest, que resgata a cultura e a tradição do Oeste. O evento ocorre neste sábado, 24/09, das 10 às 18h, no Centro de Eventos Petry, e unirá gastronomia típica, dança folclórica, entretenimento, esportes e turismo. A grande atração ficará por conta do Grupo Candieiro, que possui 13 CD’s gravados com músicas que revelam a alma gauchesca.

O almoço e o café da tarde serão gratuitos (open food), sendo que cada ingresso dá direito a dois refrigerantes (menor de idade) ou duas cervejas (maiores de idade). Na programação, vôlei, futebol, bocha, carteado e apresentações de grupos folclóricos gaúcho, italiano e alemão – etnias que colonizaram a região. Haverá ainda a tradicional mateada, patrocinada pela Charrua, que distribuirá amostras grátis aos visitantes. A roda de chimarrão será com o Grupo de Arte e Cultura Ilha Xucra e a presença de declamadores, peões, prendas e gaiteiro. Durante todo o dia haverá exposição de artesanato, venda de produtos coloniais e recreação infantil. A Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil) estará presente no evento com um stand, em que apresentará seus produtos, com venda e degustação de vinhos e espumantes da região oestina.

O Oeste Fest também promoverá o turismo, com a participação do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, que levará ao local material gráfico, como showcases, folders e flyers, para a divulgação deste roteiro turístico integrado que abrange municípios do Meio-Oeste. O Rota da Amizade é uma instituição que reúne empresas de Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba – cidades que formam o Vale do Contestado. Haverá ainda a apresentação cultural do Tanzgruppe Lindental, um grupo de danças folclóricas de Treze Tílias, que mostra toda a tradição e cultura Tirol, um Estado da Áustria. O Tanzgruppe fez mais de 245 apresentações num só ano, em Treze Tílias e outras cidades brasileiras, além do exterior, e traz no currículo participações em programas televisivos exibidos nacionalmente – como o Ponto de Encontro Cultural, no canal Rede Vida, e o Domingão do Faustão, na Rede Globo.

Colonização do Oeste

O Oeste catarinense foi ocupado por remanescentes de nativos e caboclos, mas a efetiva colonização ocorreu com gaúchos de origem italiana e alemã, na primeira metade do século XX. Com o fim da Guerra do Contestado (1912-1916), camponeses sul-rio-grandenses foram atraídos à região para a exploração da madeira e com a instalação de empresas colonizadoras que passaram a comercializar as terras locais. Entre elas, destaca-se a Cia. Territorial Sul Brasil, que teve a tarefa de planejar e executar o plano de colonização. Meio século depois o Oeste foi dividido em diversos municípios constituídos basicamente por pequenas propriedades.

Para alguns, as colonizadoras representaram a chegada da civilização e do progresso. E para outros, que viam o período como tempo de ganância, significaram o fim da fartura e do acesso à terra. Conflitos marcaram o período, e índios e caboclos lutaram pela posse dos terrenos, na tentativa de resistir ao avanço da colonização. A extração da madeira e a vinda de milhares de famílias transformaram o cenário da região – estradas foram abertas; casas, escolas e igrejas foram construídas; e novas comunidades se formaram. A agricultura, o comércio e a indústria se desenvolveram, e assim surgiram cidades e municípios.

Ingressos

Os ingressos para o Oeste Fest, a R$ 25,00, estão à venda no CE Petry, pelo site da BlueTicket e seus pontos de venda: em Florianópolis, no Quiosque Blueticket do Shopping Beiramar, e lojas Multisom Florianópolis, São José, Palhoça, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. Em Balneário Camboriú e Itapema, no Posto Brava; e em Itajaí, no Quiosque Brava do Itajaí Shopping. Mais informações pelo site www.oestefest.com.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img