23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Orquestra Escola celebra aniversário no Dia Municipal da Cultura

spot_img

Orquestra Escola celebra aniversário no Dia Municipal da Cultura

spot_imgspot_img

Concerto nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, no sábado (5/11), comemorou o Dia Municipal da Cultura e celebrou mais um aniversário do projeto Orquestra Escola, que completa cinco anos de atividade na próxima semana

Uma apresentação musical nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, no Centro, na manhã de sábado (5/11) marcou os cinco anos do projeto Orquestra Escola, gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Tendo as escadarias do museu histórico como palco, alunos e professores realizaram um concerto ao ar livre em comemoração ao Dia Municipal da Cultura e ao aniversário do projeto, que promove a inclusão social por meio da música. A atividade reuniu amigos e familiares dos alunos, e também pessoas que passavam pelas imediações.

O concerto comemorativo contou com participantes de diversos níveis de aprendizado musical e faixas etárias, abrangendo desde crianças de 5 anos até adultos com 80 anos. O repertório, com 18 músicas, incluiu canções folclóricas, temas de filmes, clássicos de Mozart, Beethoven, entre outros compositores, encerrando com o Rancho de Amor à Ilha, hino oficial de Florianópolis, de autoria de Claudio Alvim Barbosa, o poeta Zininho.

A escolha do local teve um motivo especial. O Palácio Cruz e Sousa sediou a primeira apresentação do projeto Orquestra Escola, em 14 de novembro de 2006, quando de sua criação. O espaço também abriga os restos mortais do poeta João da Cruz e Sousa, um dos ícones da cultura catarinense, que completaria 150 anos este mês. Além disso, em novembro é comemorado o Dia da Cultura em diversas cidades do Brasil, inclusive em Florianópolis, homenageando o dia de nascimento do escritor Rui Barbosa (5 de novembro). A data foi incluída no calendário oficial do município pela Lei nº 8009/2009, atendendo a uma proposição do vereador Márcio de Souza (PT).

afinada com a cidadania

Realizado pela Fundação Franklin Cascaes, em parceria com a Associação Cultural Vieira, desde 2006, o projeto Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música, atendendo atualmente cerca de 200 alunos de diversas comunidades – sendo a maioria oriunda de escolas da rede pública municipal. Com supervisão técnica do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, a iniciativa conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Nas oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede da Fundação, os alunos são atendidos gratuitamente em aulas de teoria musical e práticas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta-transversa, trompete, trompa e trombone. Também participam de aulas em grupo, palestras, ensaios de naipe, apresentações didáticas, concertos públicos e intercâmbio cultural dentro e fora do município, inclusive em outros países. Além disso, contam com o empréstimo dos instrumentos durante todo o processo de aprendizado. Os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação seguem na carreira musical integrando a Orquestra Sinfônica de Florianópolis, ou a Orquestra Sinfônica Juvenil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img