18.6 C
fpolis
segunda-feira, agosto 15, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

OSX defende projeto da construção do estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

OSX defende projeto da construção do estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Funcionamento do estaleiro não implicaria em derramamento de óleo, diz empresa

Após o protesto contra a instalação do estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a OSX se defendeu, explicando alguns pontos do projeto. A manifestação foi realizada neste sábado, na praia de Jurerê Internacional, na Capital.

De acordo com a empresa, a escolha do local para a construção do estaleiro foi baseada em amplos e rigorosos estudos técnicos. A vocação para a indústria naval e tecnológica e a tradição para a navegação da região, também foram levadas em conta.

Com relação aos prejuízos à maricultura e a pesca, a empresa alega utilizar tecnologia de overflow que não gera turbulência nas águas; se compromete a fazer um monitoramento da atividade pesqueira e garante que, durante o período de dragagem, os pescadores serão indenizados.

Sobre Jurerê e Daniela, a OSX garantiu que as praias não serão afetadas e nem há risco de erosão.

Atualmente

O projeto do estaleiro OSX, de R$ 3 bilhões, está em processo de licença ambiental em SC e no Rio de Janeiro. A empresa diz que tomará uma decisão até o final do ano sobre o destino escolhido.

Os estudos sobre o impacto da implantação do estaleiro em Biguaçu, realizados pela consultoria Caruso Jr. estão sendo analisados por um grupo de trabalho do Instituto Chico Mendes (ICMBio) nacional.

O seu parecer, que deve ser divulgado este mês, será fundamental para a definição da Fatma, órgão estadual de meio ambiente, que conduz o processo.

spot_img

Leia mais