18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

UnisulVirtual aproxima universidade do futuro à realidade brasileira

spot_img

UnisulVirtual aproxima universidade do futuro à realidade brasileira

spot_imgspot_img

Especialistas de renome mundial estarão no 1º Seminário Internacional GUIDE de Educação Superior Virtual da Unisul nos dias 14 e 15 de outubro

Os desafios de superar barreiras culturais e de idiomas, as tendências da educação superior virtual e as ferramentas utilizadas pela Unisul para desenvolver e popularizar o ensino a distância serão assuntos de evento internacional, esta semana, em Florianópolis

Nestas quinta e sexta, 14 e 15 de outubro, a UnisulVirtual realiza o 1º Seminário Internacional GUIDE de Educação Superior Virtual, em Florianópolis (SC). Trata-se de um evento de porte mundial que reúne mais de 200 estudiosos para falar sobre os rumos do Ensino a Distância (EaD) e o que é esperado da universidade do futuro.

Entre os temas discutidos no evento estarão os desafios de superar as barreiras culturais e de idiomas (crossborder) no uso do e-learning, ensinar e aprender com o uso do m-learning (mobile learning). Entre os debatedores, nomes de peso, como um dos pioneiros da EaD no mundo,o pesquisador americano em Educação a Distância Michael Moore, da Penn State University, que apresentará dados recentes e tendências da Educação Superior Virtual.

Jucimara Roesler, diretora-geral da UnisulVirtual, explica a importância de ações como estas e fala um pouco da UnisulVirtual e da universidade do futuro:

“Adotar ações de cooperação mundial entre instituições de ensino distribuídas pelo planeta, com o uso de ferramentas digitais, para gerar oportunidades de ensino de qualidade e promover o desenvolvimento profissional é o propósito do evento e do EaD.Com ações inovadoras, a UnisulVirtual ganha cada vez mais credibilidade no mercado internacional. Um bom exemplo é o Programa Mais em Junho, que oferece mais de dez cursos abertos ou de Recursos Educacionais Abertos (REA) – dirigidos por tutores. O credenciamento pela Open University, inédito no Brasil, e a parceria com países africanos no oferecimento de material didático para cursos de graduação também colaboram para o renome da UnisulVirtual.Reforçando ainda mais o papel da instituição catarinense no cenário do ensino virtual,a GUIDE – organização internacional que pesquisa e procura aprimorar os recursos de EaD em universidades e institutos de todo o planeta – empresta seu selo e prestígio ao evento, que pela primeira vez acontece fora da Europa”.

O evento é organizado por meio de uma colaboração entre a UnisulVirtual, do Brasil, o Centro de Diseño, Producciión y Evaluación de Recursos Multimediales para el Aprendizaje (CEDIPROE), da Argentina, e a Università degli Studi Guglielmo Marconi (USGM),que mantém a GUIDE Association.

Especialista do mundo todo farão parte dos debates. Nomes como:

A Drª. Carla Pampaloni – USGM (Università degli Studi Guglielmo Marconi) – Itália – refletirá como pensar a universidade do futuro e as estratégias formativas para a educação a distância e a construção do conhecimento em rede.

O Presidente da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância – Dr. Frederic Litto irá abordar a utilização dos E-books e como pode-se pensar daqui para frente a digitalização dos livros didáticos.

A Drª. Josie Taylor – The Open University UK – Reino Unido, considerada uma das melhores universidades do mundo – Inglaterra, falará dos Recursos Educacionais Abertos para a Aprendizagem Virtual: o que funciona e o que não funciona.

Também estarão presentes:

– Dr. Claudio Rama – Observatorio de Tendencias de la Educación Virtual em América Latina – Uruguai
– Andreia Inamorato dos Santos – Open University Reino Unido
– Beatriz Fainholc, CEDIPROE – Buenos Aires, Argentina
– Andrew Law, Open University – Reino Unido
– Enrique Martinez Larrechea, UDE (Universidad de la Empresa) – Uruguai
– IIaria Mascitti, USGM (Università degli Studi Guglielmo Marconi) – Itália
– Giovanni Briganti, USGM (Università degli Studi Guglielmo Marconi) – Itália
– Marcelo Fabián Maina, UOC( Universitat Oberta de Catalunya) – Espanha
– Rafael Morales, UDG ( Unversidad de Guadalajara) – México
– Augusto Manuel Perez-Lindo, UNLZ (Universidad Nacional de Lomas de Zamora) – Argentina
– Laura Ricci, USGM (Università degli Studi Guglielmo Marconi) – Itália
– Jucimara Roesler, UnisulVirtual (UNISUL) – Brasil.

Serviço:

O que: 1º Seminário Internacional GUIDE de Educação Superior Virtual
Quando: 14 e 15 de outubro de 2010, das 9h às 18h
Onde: Rua Padre Roma, 404 – Centro – Florianópolis/SC (48) 3212-0300
Quem: professores, estudantes e interessados em EaD

Mais informações (48) 3279-1181

Programa completo e mais informações: www.unisulvirtual.com.br/GUIDE

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img